Circuit Breaker: Saiba quando e onde ele é acionado

O Circuit Breaker é considerado uma ferramenta de suma importância dentro da bolsa de valores. No entanto, poucos a conhecem 

Dentro da bolsa de valores podem ser encontrados inúmeros tipos de mecanismos que evitam perdas significativas no mercado de ações. Além disso, também podem ser encontrados sistemas como Circuit Breaker, capaz de transformar um investimento em algo seguro para o investidor. Desconhece essa ferramenta? Então saiba mais sobre ela no artigo abaixo 

O que é o Circuit Breaker dentro da bolsa de valores?

Circuit Breaker
Imagem: Istock Photos

Dentro da bolsa de valores, o Circuit Breaker funciona como um mecanismo capaz de travar operações que são realizadas em momentos críticos do mercado. 

Seu objetivo principal é realizar a proteção e acalmar a volatilidade que pode existir no mercado financeiro durante uma aplicação. 

Dessa forma, o Circuit Breaker é capaz de evitar que negociações sejam feitas durante uma queda ou crise na bolsa. Garantindo maiores possibilidades de análise e investimento para os estrategistas. 

O Circuit Breaker foi criado junto com a bolsa de valores? 

Imagem: Istock Photos

Apesar de ser uma ferramenta considerada importante dentro da bolsa, não foi totalmente criada junto da bolsa. 

Na verdade, o Circuit Breaker apenas foi colocado em prática no ano de 1987, quando houve o evento Black Monday nos Estados Unidos. 

Naquela época, houve uma queda de 22,6% no índice americano Down Jones. Essa queda ficou marcada como uma das maiores do índice da época.

Devido a queda ter afetado diversos índices globais dentro da bolsa, foi implementado o Circuit Breaker.

Naquela época, o sistema foi implementado para que houvesse interrupções nas negociações e os investidores tivessem mais tempo para analisar as decisões tomadas. 

Quais as regras para uso desse sistema? 

Circuit Breaker
Imagem: Istock Photos

Apesar de ter sido implementado dentro da bolsa como uma forma de evitar potenciais crises, não são todas que podem executar esse sistema. 

Para que o Circuit Breaker seja considerado dentro de uma crise, existem algumas regras a serem seguidas, principalmente na B3 Brasileira. Regras como: 

  • Em casos de queda do Ibovespa, o sistema apenas interrompe atividades caso a queda seja de até 10%;
  • Se o índice continuar despencando até alcançar 15%, o Circuit Breaker realiza uma nova interrupção;
  • Ao retornar às atividades, caso não ainda esteja em queda, a própria Bolsa de Valores é quem determinar o período de suspensão;

Apesar de serem regras consideradas fixas dentro do circuito, elas são dispensadas antes de 30 minutos de encerramento das atividades. 

Além disso, nenhum acionista ou investidor tem direito a acionar o Circuit Breaker. 

Apenas a bolsa de valores é responsável por esse acionamento, caso ela verifique que realmente há uma necessidade de encerramento. 

Quais as vantagens desse mecanismo dentro da bolsa de valores? 

Imagem: Istock Photos

A primeira, é considerada uma das maiores, é a possibilidade de realizar avaliações mais profundas antes da tomada de qualquer decisão. 

Entretanto, apesar de ser a vantagem principal no qual o Circuit Breaker foi criado, não é a única. 

O Circuit Breaker é capaz de conter o pânico que culmina na queda de um ativo importante da bolsa. 

Evitando assim, o efeito bola de neve, que leva os investidores a tomarem decisões erradas sob pressão. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.