Certificações financeiras podem ser vantajosas

Certificações financeiras são capazes de qualificar e habilitar um investidor para que ele opere de forma mais segura no mercado 

As certificações financeiras podem ser ótimas oportunidades de negócios para quem está pensando em começar a investir. Além disso, até mesmo para investidores que já atuam nesta área a muito tempo, investir neste tipo de certificação somente garantirá conhecimento para investimentos futuros mais rentáveis e responsáveis. 

Certificações financeiras: O que são? 

certificações financeiras
Imagem: Istock Photos

Aqueles que são aprovados em exames técnicos em qualquer área de finanças, garantem a certificação financeira. No entanto, não é um tipo de certificação destinada apenas a quem possui algum tipo de curso. 

Muito pelo contrário, para obter essa certificação, basta que o interessado possua conhecimento o suficiente para acertar a quantidade mínima de respostas para ser certificado. 

Entretanto, é necessário ter ou garantir algum tipo de conhecimento em finanças, investimento e até mesmo economia. 

Por isso, para investidores de primeira viagem, estudar e buscar certificações financeiras pode ser uma vantagem antes de começar a investir. 

As certificações financeiras são necessárias para a realização de investimento? 

Imagem: Istock Photos

Na verdade, não. Investidores profissionais ou iniciantes podem começar a investir como e quando quiserem, mesmo sem nenhum tipo de certificação. 

Todavia, existem aquelas profissões que só podem ser exercidas se o indivíduo possuir algum tipo de certificado, como a certificação financeira ou:

  • CPA 20;
  • CPA 10;

Para os investidores, estudar e obter essa certificação garante investimentos mais seguros e de maior rentabilidade. 

Um investidor que começa a investir em qualquer tipo de ativo e a qualquer momento, se não souber o que está fazendo, pode perder dinheiro. 

Entretanto, o investidor iniciante que busca conhecimento e comprova este conhecimento através de uma certificação financeira, garante bons resultados até mesmo em sua primeira aplicação. 

Tipos de certificações financeiras disponíveis no mercado 

Certificações financeiras
Imagem: Istock Photos

Quem deseja se aventurar no mercado das finanças, entretanto, busca adquirir conhecimento e certificação, o mundo moderno só tem a contribuir. 

Atualmente é possível encontrar inúmeros tipos de cursos e certificações financeiras para se especializar antes de realizar qualquer tipo de atividade. Algumas das mais utilizadas são:

CPA 10 

A CPA 10 significa Certificação Profissional Anbima de série 10. É um dos tipos mais procurados e tem como foco principal pessoas que trabalham em prospecção e vendas. 

Para conseguir essa certificação, é necessário acertar no mínimo 70% das 50 questões exibidas na prova. 

CPA 20 

Imagem: Istock Photos

A certificação profissional Anbima de série 20 também é uma das mais procuradas. Essa certificação financeira é oferecida pela ABEMFC (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais). 

O foco maior para esse tipo de certificação são profissionais da área de distribuição de produtos de alta renda. 

Dentre 60 questões, é preciso acertar um mínimo de 43 perguntas para conseguir a certificação. 

CEA 

A Certificação de Especialistas em Investimentos, é mais específica e voltada para praticantes do mercado de investimento e ações. 

O foco desse tipo de certificação financeira é em profissionais responsáveis por assessorar gerentes de contas de pessoas físicas que realizam investimentos. 

Para conseguir essa certificação, é necessário que o profissional acerte no mínimo dois módulos de questões incluídos em 60 perguntas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.