CDI: entenda o que é e como usar a seu favor!
Nos últimos anos, muitas contas digitais passaram a prometer rendimentos de 100% do CDI para os saldos dos clientes. Contudo, o que acontece é que pouca gente sabe como funciona esse tipo de investimentos, além de não entender de onde vem esse dinheiro. Isso pode gerar medo nos clientes, mas é importante entender que são investimentos extremamente seguros.
Por isso para tranquilizar você, hoje vamos explicar o que é o CDI, de onde ele vem e como você pode, e deve, usar ele a seu favor. Para ter acesso, basta abrir uma conta em qualquer banco digital. Lá, o seu saldo já deve ter rendimentos todos os dias.
O que é o CDI?
Pode parecer estranho, mas existe uma norma do Banco Central que obriga que os bancos tenham, todos os dias, mais depósitos que resgates em seus sistemas. Isso quer dizer que um banco deve fechar um dia sempre com dinheiro a mais que no dia anterior ou, no mínimo, o mesmo valor. Contudo, algumas vezes isso não acontece.
Por isso, quando o banco tem mais resgates que depósitos, ele precisa recorrer a empréstimos com outros bancos. Ao fazer isso, um banco empresta dinheiro para o outro, cobrando uma taxa por isso. A essa taxa o mercado dá o nome de CDI, o Certificado de Depósito Interbancário. E essas operações são bastante comuns e acontecem, de fato, todos os dias.
Contudo, um fato interessante é que o CDI fica sempre um pouco abaixo da taxa básica de juros, a Selic. Por isso, com a atual Selic a 12,75%, o CDI fica em torno de 12,65%. Apesar disso, essa diferença não tem grande impacto em clientes que investem poucos valores. Por outro lado, esse rendimento é excelente para quem quer começar a investir.
Foto: Reprodução
Como usar a seu favor?
O CDI é uma das formas mais simples e seguras de investimentos no Brasil. Atualmente, apenas abrindo uma conta em bancos digitais, você já tem acesso a um produto que rende 100% do CDI todos os dias. Além disso, você pode resgatar o dinheiro na hora que quiser ou, ainda, usar o seu saldo para compras no cartão de crédito.
Por conta dessa praticidade, os investimentos ligados ao CDI são perfeitos para quem quer criar uma reserva de emergência do zero. Com a conta do Nubank, por exemplo, você deixa o seu dinheiro guardado, rendendo o valor dessa taxa e ainda pode sacar a hora que quiser. Isso também acontece em outras contas digitais, como PicPay, Banco Bari e até na Bitz.
Vale lembrar que uma excelente forma de usar o CDI a seu favor é investindo nele e deixando o dinheiro parado por bastante tempo. Quanto mais o valor ficar parado na conta, mais ele tende a render e, por consequência, mais dinheiro você terá. Por isso, evite abrir muitas contas e use as que você tem para deixar os valores rendendo por um bom tempo. Assim, você tem uma tranquilidade financeira ainda maior e pode, posteriormente, investir em produtos de outra natureza.
O post CDI: entenda o que é e como usar a seu favor! apareceu primeiro em Brasil123.