CDB: qual é o melhor tipo para comprar?
Quem gosta de ter uma renda fixa segura, mas que não abre de ter bons rendimentos muitas vezes busca os CDBs para atingir esse objetivo. Isso porque esse título do mercado financeiro é excelente para quem quer emprestar dinheiro para instituições financeiras e, em troca, ter bons retornos. Muitas vezes, o CDB rende acima até mesmo dos índices de renda variável do Brasil.
Contudo, existem quatro formas de rentabilizar o seu CDB. Por isso, muitos investidores se perguntam qual é o melhor tipo para investir em suas carteiras. Para explicar isso, vamos separar os seus investimentos em dois cenários.
Taxas de juros em alta
O rendimento do CDB está muito relacionado com a taxa do CDI vigente no país. O CDI, por sua vez, é praticamente igual à taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano. Ao longo dos anos, a taxa de juros pode subir ou cair. Atualmente, ela está em um cenário de fim de alta, além de estar em patamares bastante altos. Para quem tem ou quer investir em CDB, essa é uma excelente hora.
Com a Selic em alta, especialistas sempre sugerem que investidores comprem aqueles títulos ligados ao IPCA. Isso porque, em tese, a Selic sobe quando a inflação é preocupante. No caso do Brasil, o IPCA está em mais de 10%, mas chegou a atingir valores maiores há alguns meses quando a Selic ainda estava na casa dos 9%. Com isso, quando a taxa básica de juros está subindo, normalmente o CDB ligado ao IPCA está pagando taxas bem atrativas.
Por outro lado, quando estamos perto do final do ciclo de alta, como é o atual cenário, especialistas sempre sugerem que o investidor comece a analisar o CDB Prefixado. Com a Selic alta e parando de subir, esses títulos podem render bem mais. Atualmente, existem CDBs pagando 16% ao ano.
Foto: Reprodução
CDB com a Selic em baixa
O CDB prefixado também é bom quando a Selic está caindo, mas ainda está em patamares altos. Por isso, digamos que a Selic vá de 13,75% para 11,5%. Isso representaria uma queda, mas a taxa ainda estaria em patamares altos. À medida que a Selic vai ficando mais baixa, é hora de buscar outro tipo de CDB para investir.
Estamos falando dos pós fixados. Nessa parte, temos dois tipos de CDB: aqueles que rendem o CDI mais uma taxa fixa, ou aqueles que rendem um percentual do CDI. Nesse cenário, é importante que você veja qual possui as melhores condições e previsões de pagamento. Com uma Selic a 10%, por exemplo, investir em um CDB que renda o 120% do CDI é mais vantajoso que um que renda o CDI + 1%, por exemplo. Apesar disso, é importante que você entenda que esses ativos apenas segurarão a baixa da Selic e manterão seus rendimentos altos por mais tempo, mas isso não fará com que o impacto da Selic em baixa suma. Nesses casos, além do CDB, é hora de buscar outros ativos na renda variável para tentar rendimentos maiores.
O post CDB: qual é o melhor tipo para comprar? apareceu primeiro em Brasil123.