Casas Bahia fecha loja e firma crise do varejo

As principais redes de varejo do Brasil estão anunciando o fechamento de lojas importantes desde o fim do ano passado. O caso mais recente foi o da Riachuelo, que anunciou o fechamento de uma loja em Porto Alegre. Agora, as Casas Bahia também anunciaram o fechamento de uma megaloja, localizada em São Paulo. Ocupando 13 andares, 12 mil m² e com um aluguel de R$ 700 mil mensais, a varejista deixa o local após 19 anos.

A crise faz parte dos problemas que a economia brasileira vem enfrentando. Historicamente, o setor de varejo tem problemas quando o bolso fica apertado, já que as famílias deixam de fazer compras de eletrodomésticos, roupas e outros itens. No caso das Casas Bahia, a controladora da empresa, a Via, já viu seu valor de mercado cair mais de 40% nos últimos 12 meses.

O que está acontecendo com as lojas?

O caso das Casas Bahia não está isolado e ainda deve se repetir ao longo de 2023. Isso porque a vida dos consumidores não está fácil. Com os alimentos subindo bastante, o salário cada vez comprando menos produtos e a inadimplência em alta, o setor de varejo sofre. Isso porque, quando o dinheiro fica apertado em casa, as pessoas deixam de fazer compras maiores ou de itens considerados secundários.

E é exatamente esses os produtos vendidos por Magazine Luiza, Americanas, Riachuelo e Casas Bahia. Ao contrário dos supermercados, que vendem itens essenciais, essas lojas vendem bens que podem ser comprados quando a situação econômica estiver melhor. Além disso, analistas dizem que a chegada de lojas asiáticas, como Shopee e Shein, vem afetando parte das vendas das brasileiras.

Dessa forma, economistas acreditam que é preciso que o governo volte a baixar a atual taxas de juros, para que o país consiga gerar emprego. Além disso, a redução dos juros permite que as empresas ofereçam empréstimos mais vantajosos e, com isso, as pessoas começam a comprar mais. Com todo o cenário de crise, a Via, controladora das Casas Bahia, vai lançar seu balanço ainda hoje, 9, para os investidores.

Casas Bahia. Foto: Reprodução

Ainda dá para comprar nas Casas Bahia?

O fechamento da loja, que tem um alto custo para a empresa, não significa que as Casas Bahia estejam com problemas. Isso porque, diferentemente das Americanas, a empresa tem uma dívida controlada e que, apesar das complicações financeiras, ainda seguirá operando normalmente.

Por isso, especialistas dizem que é possível, sim, continuar comprando na loja, com a garantia de que vai receber o produto. Vale lembrar que as Casas Bahia oferecem um cartão de crédito que parcela alguns produtos em até 30 vezes, o que pode aliviar o seu bolso e permitir a compra de bens mais caros, em caso de necessidade.

No caso da loja em São Paulo, antes de ser uma das maiores das Casas Bahia, o lugar abrigava uma loja da Mappin, uma rede de lojas já extinta no país

O post Casas Bahia fecha loja e firma crise do varejo apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.