Carteira de crédito cresce 1,5% em novembro, projeta Febraban

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nesta terça-feira (20) a sua Pesquisa Especial de Crédito mais recente. De acordo com os dados, a carteira total de crédito no Brasil deve ter registrado um crescimento de 1,5% em novembro deste ano, em relação a outubro.

Por outro lado, o ritmo de expansão em 12 meses desacelerou, de 15,8% para 15,3%. Embora tenha recuado, o nível continua bastante elevado. Aliás, a expectativa é que os números se mantenham praticamente estáveis em dezembro e fiquem na casa dos 15%.

“Os bons resultados obtidos na carteira nos últimos meses explicam as recentes revisões positivas nas projeções para o crescimento do crédito em 2022, que migraram para a casa dos 15%”, disse, em nota, Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban.

“Este será o terceiro ano seguido de forte crescimento do crédito, após altas de 15,6% e 16,3% em 2020 e 2021, respectivamente”, acrescentou.

O levantamento revelou que a carteira total de crédito deve ter avançado em novembro devido ao saldo destinado às pessoas físicas, com alta de 1,6%. Por sua vez, o crédito para as empresas deve ter tido um avanço um pouco mais tímido, de 1,3% no mês.

Preço do gás de cozinha fica 56 centavos mais barato na semana

Veja mais detalhes da expansão da carteira de crédito

Em novembro, as operações com recursos livres lideraram a expansão da carteira de crédito voltada às pessoas físicas, crescendo 1,8%. Em suma, estas operações foram impulsionadas por linhas atreladas ao consumo, como o cartão de crédito.

Já no caso das empresas, a carteira livre (+1,5%) deve ter sido favorecida em novembro pela sazonalidade positiva das linhas de fluxo de caixa e pelas compras de final de ano.

A saber, a pesquisa funciona como uma prévia da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central (BC). Sua divulgação ocorre mensalmente e se baseia em dados consolidados dos principais bancos do país.

Leia também: Combustíveis em queda no país: veja os preços nas regiões brasileiras

O post Carteira de crédito cresce 1,5% em novembro, projeta Febraban apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.