Cartão de crédito: taxas de juros chega ao maior nível desde março de 2017
As perspectivas para os usuários brasileiros de cartão de crédito não são animadoras.
Em fevereiro, o juro médio do cartão rotativo atingiu a maior taxa desde março de 2017, seis anos atrás, com 490,3% ao ano.
De acordo com o Banco Central, os juros rotativos atuais estão em 430,5% ao ano, criando um grande desafio para aqueles que acabam atrasando o pagamento da fatura.
Os juros do cartão rotativo são cobrados pelos bancos dos clientes que não conseguem pagar o valor total da fatura do cartão de crédito.
Este tipo de cobrança é a principal razão do endividamento da população brasileira, que atualmente tem mais de R$ 323,3 bilhões em dívidas em atraso.
Em meio a tentativas governamentais de reduzir esses níveis, houve um aumento nas taxas de 13,1 pontos percentuais apenas no último mês. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 71 pontos percentuais.
Segundo o Banco Central, a taxa média de juros do setor bancário atingiu 31,6% em março, um aumento de 0,4% em relação a fevereiro.
O spread bancário (a diferença entre a taxa que os bancos usam para obter dinheiro e os juros que eles cobram dos clientes) foi de 20,9 pontos percentuais no mesmo período.
Assim, o spread permaneceu estável, apesar de um aumento de 1,5% somente no primeiro trimestre do ano.
Mudanças em discussão pelo governo
O Ministério da Fazenda revelou no início deste mês que os bancos nacionais irão fornecer um plano de estudo para alterações no rotativo do cartão de crédito.
Essas discussões envolverão o Banco Central, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e outras entidades do setor.
As instituições deverão propor soluções para a questão das taxas de juros. Conforme a pasta, a primeira etapa será a realização de um diagnóstico da situação atual para iniciar os estudos.
Isaac Sidney, presidente da Febraban, indicou que uma das propostas será a criação de um novo marco legal de garantias.
“Uma das causas dos altos juros bancários é a efetividade insuficiente das garantias. Se o país implementar o Marco Legal de Garantias, daremos um passo significativo para reduzir o custo do crédito”, afirmou.
Evitar taxas de juros em um cartão de crédito é fundamental para uma gestão financeira saudável
Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a fazer isso:
Pague o saldo total todos os meses
Se você pagar o saldo total do seu cartão de crédito todos os meses até a data de vencimento, você evitará juros sobre as compras. Isso ocorre porque a maioria dos cartões de crédito oferece um “período de carência” sem juros nas compras se você pagar o saldo total mensalmente.
Evite o pagamento mínimo
Pagar apenas o valor mínimo devido pode fazer com que você acumule juros rapidamente, pois os juros são calculados sobre o saldo remanescente. Se você não puder pagar o saldo total, tente pagar o máximo que puder.
Evite saques em dinheiro
Saques em dinheiro geralmente não têm um período de carência e começam a acumular juros imediatamente.
Cuidado com as compras parceladas
As compras parceladas também podem acumular juros se não forem pagas integralmente a cada mês.
Escolha um cartão de crédito com taxa de juros baixa
Se você costuma carregar um saldo, escolha um cartão de crédito que ofereça uma taxa de juros mais baixa.
Pague a tempo
Pagar atrasado não só resultará em uma taxa de atraso, mas também pode resultar em uma taxa de juros mais alta.
Evite exceder o limite de crédito
Muitos cartões cobram uma taxa por ultrapassar o limite de crédito.
Evite cartões com taxas anuais elevadas
Alguns cartões de crédito cobram taxas anuais, que são adicionadas ao seu saldo e podem acumular juros. Tente encontrar um cartão sem taxa anual ou com uma taxa anual baixa.
Negocie sua taxa de juros
Se você tem um bom histórico de crédito e faz pagamentos pontuais, pode ser capaz de negociar uma taxa de juros mais baixa com sua empresa de cartão de crédito.
Transfira o saldo para um cartão com taxa de juros mais baixa
Se você tem um saldo alto em um cartão com alta taxa de juros, considere transferir esse saldo para um cartão com uma taxa de juros mais baixa. Muitos cartões oferecem taxas de juros baixas ou até mesmo 0% em transferências de saldo por um período de tempo limitado.
Mantenha-se informado
Leia todas as letras pequenas e certifique-se de entender todas as taxas, multas e taxas de juros associadas ao seu cartão.
Lembre-se, a melhor maneira de evitar taxas de juros e encargos é usar o crédito de maneira responsável. Isso inclui pagar suas faturas em dia, manter um baixo saldo de crédito e evitar saques em dinheiro ou outras transações que possam acarretar taxas adicionais.