Cartão de crédito pré-pago: faz sentido?
Um modelo de cartão de crédito que está crescendo cada dia mais no Brasil é o cartão de crédito pré-pago.
Apesar das facilidades, ele não é muito diferente de um cartão de débito.
O que é um cartão de crédito pré-pago?
Um cartão de crédito pré-pago é aquele em que você coloca dinheiro no cartão e passa ele na modalidade crédito onde for fazer as suas compras. Ao longo do mês, o valor vai descontando do seu “limite”.
Empresas como a Acesso, fazem esse tipo de serviço e o vendem com a ideia de que “você faz seu próprio limite”. Por isso, através de um depósito mensal, você seleciona quanto gastará no mês, controlando ainda mais as suas finanças.
Dessa forma, esses cartões não trabalham com a modalidade de parcelamentos nem com serviços de crédito, como empréstimos. Apesar disso, alguns cartões pré-pagos têm outras facilidades nos aplicativos, como recarga de celular.
As taxas incidem sobre os depósitos e com taxas de manutenção, o que pode ser driblado seguindo os intervalos de valores em que as empresas isentam seus clientes. Normalmente, esse tipo de serviço não consulta nome no SPC/Serasa.
Faz sentido ter um?
Na ânsia de fazer parte de novos produtos do mercado financeiro, muitas pessoas acabam adquirindo esses cartões sem pensar nas vantagens e desvantagens desses serviços.
Por isso, é importante que você leia atentamente o site das empresas antes de começar a utilizar serviços. Primeiro porque pode não fazer sentido para você aquele produto. Segundo que há pagamento de tarifas, então você deve ter certeza de que pagará por um serviço que usará.
De um modo geral, não vale a pena utilizar esse serviço. Como você depositará os valores nesse cartão, faz mais sentido que mantenha em uma conta digital que renda 100% do CDI e utilize na função débito. Na prática, ambos são as mesmas coisas.
Apesar disso, alguns poucos serviços podem fazer valer a pena. No caso do Acesso, pais que dão mesada a seus filhos podem utilizar o cartão para que ele tenha liberdade de fazer compras online e em lojas físicas via modalidade crédito. Também é uma excelente forma de ensinar gestão financeira aos pequenos.
Contudo, outras vantagens, como recarga de celular, recarga de cartão de transporte público, entre outros, podem ser vistos em outras plataformas, como o Pic Pay, que dá a mesma facilidade que cartões pré-pagos, mas tem carteiras remuneradas atreladas ao CDI.
Além disso, pessoas que estão com dívidas e buscam os cartões de crédito pré-pago não parecem ter grandes vantagens. Isso porque na grande maioria das vezes são pessoas que têm gastos acima de seus ganhos e o cartão pré-pago não ajudaria em conter gastos ou dar mais dinheiro.
De qualquer forma, veja o seu caso individual, com calma e racionalidade. Uma vida financeira organizada não depende dos cartões, mas o uso dos cartões no longo prazo exige uma vida financeira organizada.