Cartão de crédito pré-pago: como funciona e quais as vantagens?

O cartão de crédito é um dos maiores companheiros na vida financeira dos brasileiros. Muitos, inclusive, se dão mal com ele, dado que ele é o responsável por grande parte do endividamento no país. Contudo, desde 2014, o Banco Central aprovou a modalidade de cartão de crédito pré-pago, que tem suas vantagens e funciona de forma diferente do produto usual.

Por isso, hoje vamos entender como funciona o cartão de crédito pré-pago, além de mostrar as principais vantagens e, claro, quando usá-lo. Neste produto, a grande maioria das instituições não faz análise de crédito, conforme veremos a seguir.

O que é um cartão de crédito pré-pago?

O cartão de crédito pré-pago vem ganhando popularidade e o número de usuários vem crescendo a cada dia. Isso porque ele permite ter a vida financeira mais organizada, ao passo que tem muitas das vantagens tradicionais do cartão de crédito comum. Contudo, ele não vem sendo usado por muitos que usam as vantagens do produto tradicional, principalmente quando os benefícios são as milhas aéreas e os cashbacks na fatura.

Isso porque o cartão de crédito pré-pago pode ser usado na modalidade crédito, mediante uma recarga inicial. Dessa forma, é como se você pagasse a fatura antes de usar o produto. Com isso, você mesmo pode estipular o seu limite de gastos no mês, ao passo que pode aproveitar diversas vantagens. Por isso, ele é extremamente indicado para quem tem problemas em controlar os preços das faturas dos cartões comuns, ou para quem quer começar neste mundo, mas não obtém aprovação em bancos. Ainda, negativados também podem usar esse produto, dado que não necessitam passar por aprovação.

Atualmente, existem diversas opções de cartão de crédito pré-pago no mercado, com destaque aos produtos oferecidos pela bandeira Mastercard, que lidera este mercado.

Foto: Reprodução

Quando usar?

Você pode usar o cartão de crédito pré-pago a qualquer momento, já que basta solicitar o seu, recarregar e usar. Contudo, nas finanças pessoais, o produto é bastante indicado em algumas situações específicas, principalmente para quem quer se educar ou se recuperar de escolhas mal feitas.

Por isso, se você tem dívidas com o cartão de crédito comum, o cartão de crédito pré-pago é o ideal para você. Com ele, você evita novos parcelamentos, mas pode manter os seus programas de assinatura, por exemplo. Dessa forma, deixa de fazer compras grandes, mas pode continuar assistindo os seus filmes na Netflix normalmente. Por outro lado, ele é um excelente produto para fazer a inserção do dinheiro na vida das crianças. Ao ter um cartão de crédito pré-pago, elas podem aprender a lidar com o dinheiro de forma interativa e muito inovadora, já que, para eles, passar o cartão no pagamento é algo inusitado. Além disso, a maioria desses produtos são livres de anuidade. Com isso, o cartão de crédito pré-pago não gera custos adicionais, como alguns cartões comuns.

Como mencionamos anteriormente, as desvantagens ficam pela impossibilidade de fazer parcelamentos, além de ter um limite de movimentação de R$3 mil por mês, geralmente.

O post Cartão de crédito pré-pago: como funciona e quais as vantagens? apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.