Por que os carros estão custando mais caros no Brasil?

O preço dos carros no Brasil vem aumentando nos últimos anos, e muitas pessoas se perguntam por que isso está acontecendo. Existem diversas razões para esse aumento de preços, e neste artigo vamos explorar as principais causas dessa situação.

Carros estão custando mais caros no Brasil.
Carros estão custando mais caros no Brasil.

Exemplo

Um trabalhador brasileiro que receba o salário mínimo precisa trabalhar por aproximadamente 50 meses, ou mais de 4 anos, sem gastar nada, para poder comprar o carro mais acessível no Brasil, o Renault Kwid hatchback com motor 1.0, que custa cerca de R$ 70 mil.

De acordo com dados da consultoria Jato Dynamics, o preço médio de um carro novo no Brasil agora é de cerca de R$ 130 mil, quase o dobro do valor cobrado em 2017. Em vista disso, algumas montadoras estão tendo conversas iniciais com o governo para lançar um “carro popular” ou “carro verde” que seria vendido entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.

Os carros que seriam movidos apenas a etanol, teriam os mesmos motores de 1.0 litro usados atualmente e seriam tributados de forma exclusiva devido a sua aprovação ambiental, adequados às metas de descarbonização, dentro da nova estrutura fiscal.

No entanto, o preço proposto ainda é inacessível para a grande maioria dos brasileiros, especialmente diante do contexto pós-pandemia, com aumento da inflação, crédito mais caro com taxas de juros elevadas e perda geral de renda.

Contrariamente ao Brasil, os motoristas em mercados desenvolvidos, como EUA e UE, e até em países emergentes, como México, pagam bem menos por um carro zero quilômetro, com base na mesma comparação apresentada nesta reportagem.

Então, por que os carros no Brasil são tão caros?

Uma série de fatores, incluindo o conhecido como Custo Brasil (uma série de dificuldades estruturais, burocráticas, fiscais e econômicas do país), está por trás dos preços considerados elevados por muitos brasileiros.

No entanto, esta não é uma realidade nova – alguns destes fatores sempre foram constantes no mercado automotivo brasileiro, mas outros são circunstanciais, como a pressão inflacionária e a escassez de semicondutores no mercado internacional, resultado da pandemia de COVID-19.

Descubra os motivos pelos quais os carros no Brasil são tão caros
Descubra os motivos pelos quais os carros no Brasil são tão caros.

A lista de fatores é extensa. Aqui estão alguns deles:

Impostos elevados

O sistema tributário complexo do Brasil é considerado um dos principais responsáveis pelos preços elevados de carros.

Vários impostos incidem sobre a venda de automóveis, como ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e PIS/Cofins (Programa de Integração Social e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social).

Para ter uma ideia, o peso dos tributos varia de 30% a 50% do preço final dos carros nacionais. Se o carro for importado, esse imposto é ainda maior e pode variar de 60% a 80%.

Um carro que custa US$ 20.000 nos Estados Unidos pode custar até US$ 35.000 no Brasil.

Protecionismo e falta de concorrência

Carros importados são mais caros do que os nacionais porque são sujeitos a mais impostos.

Embora a política protecionista tenha como objetivo promover a produção local e o emprego, ela também limita a concorrência.

O resultado são preços elevados para os consumidores.

No entanto, o número de montadoras no Brasil hoje é muito menor do que décadas atrás, quando o mercado era praticamente dominado por quatro grandes fabricantes de carros (Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet).

Como resultado, marcas internacionalmente reconhecidas, como Toyota, Honda e Hyundai, tiveram que produzir no Brasil para reduzir os custos.

Custos trabalhistas elevados

Os encargos trabalhistas no Brasil estão entre os mais elevados do mundo.

Outros países com custo de mão-de-obra elevado incluem Argentina, Ucrânia, Uruguai, Turquia, Rússia, África do Sul, Romênia, Egito e Vietnã, de acordo com a empresa de análise e consultoria de dados Global Data, sediada em Londres, Inglaterra.

Isso aumenta o custo de produção de carros e dificulta a competição dos fabricantes com outros países com custos de mão-de-obra mais baixos.

Estima-se que as empresas no Brasil gastem duas vezes e meia o que pagam aos trabalhadores.

Infraestrutura precária

Apesar de ser um país de dimensões continentais, o Brasil sofre com uma infraestrutura precária, com muitas estradas e rodovias em péssimas condições.

Isso representa um desafio para o transporte de automóveis e peças, encarecendo seus custos, que são repassados ao consumidor.

Além disso, a falta de infraestrutura adequada também afeta a logística e a eficiência da cadeia de produção, o que pode levar a aumentos de preço.

Incorporação tecnológica e regulamentações

A época em que os carros eram considerados “carroças” pelo então presidente Fernando Collor de Mello na década de 90 já passou.

Além dos requisitos de segurança exigidos por lei, os consumidores também exigem mais equipamentos em seus veículos.

Desde 2013, todos os novos carros devem ser equipados com airbags e freios ABS (Anti-lock Braking System).

A incorporação de novas tecnologias, seja em segurança, conforto ou conectividade, levou a um aumento nos preços.

Desvalorização da moeda, pandemia e escassez de componentes

Nos últimos anos, houve flutuações significativas na taxa de câmbio, resultando em uma desvalorização do real em relação ao dólar americano.

Isso tornou mais caro para os fabricantes importarem peças e equipamentos, o que contribuiu para o aumento geral dos preços dos automóveis.

A pandemia de covid-19 também aumentou os custos de matérias-primas como aço, minério de ferro e borracha, e desestabilizou as cadeias de suprimento das indústrias, resultando em desafios logísticos e preços mais elevados em todo o mundo.

Além disso, muitos componentes usados na fabricação de veículos no Brasil não são produzidos localmente.

A escassez global de semicondutores é outro fator que tem impactado os preços de carros.

Esses componentes estão presentes em várias partes do carro, incluindo o câmbio, painel, sistema multimídia, retrovisores, sistema de freios e até mesmo o motor.

Conclusão

Para reduzir esses preços, seria necessário enfrentar esses desafios e implementar mudanças significativas no sistema tributário, trabalhista e de infraestrutura do país.

Em resumo, existem diversas razões para o aumento no preço dos carros no Brasil. A valorização do dólar, o aumento dos custos de produção, a alta carga tributária, a falta de concorrência e o aumento da demanda são os principais fatores que têm contribuído para o aumento dos preços dos carros no país.

Infelizmente, não há uma solução simples para essa situação. Algumas medidas que poderiam ajudar a reduzir os preços dos carros incluem a redução da carga tributária, a simplificação do sistema tributário e a abertura do mercado para empresas estrangeiras.

Além disso, investimentos em tecnologia e em processos mais eficientes de produção também poderiam ajudar a reduzir os custos de produção das montadoras.

No entanto, essas medidas demandam mudanças estruturais no país e enfrentam resistência de diversos setores, o que torna difícil implementá-las no curto prazo.

Enquanto isso, os consumidores brasileiros precisam lidar com preços cada vez mais altos na hora de comprar um carro novo. Para minimizar os impactos dessa situação, é importante pesquisar bem antes de comprar um carro, comparando preços e condições de pagamento em diferentes concessionárias.

Também é importante considerar a possibilidade de comprar um carro usado em vez de um novo, já que os preços dos carros usados tendem a ser mais baixos do que os dos carros novos.

Em suma, o aumento no preço dos carros no Brasil é uma situação complexa que envolve diversos fatores.

Enquanto não há uma solução simples para esse problema, é importante que os consumidores estejam informados e atentos aos preços praticados no mercado, buscando sempre as melhores opções de compra.

 

 

 

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