Capital social: Saiba como definir seu valor

O capital social está relacionado diretamente a uma empresa, por isso é importante que novos empresários saibam como defini-lo

A definição do capital social cabe ao administrador da empresa providenciar. No entanto, por desconhecimento dos donos, muitas empresas acabam falindo logo que abrem. Esse capital é de suma importância para que uma empresa de grande, pequeno ou médio porte permaneça funcionando.

Capital social: O que é?

Dentro de uma empresa, o capital social equivale a um valor estabelecido por sócios e acionistas para abertura do negócio.

Essa quantia é dada como um valor bruto de investimento, para que assim a nova empresa possa dar início a suas atividades.

Para que o capital social serve?

Normalmente esse tipo de capital é arrecadado quando sócios se reúnem para a construção de uma empresa ou caso deseje expandi-la.

Em geral, o dinheiro do capital social fica disponível para qualquer tipo de manutenção que a empresa necessite, desde:

  • Compra de equipamentos;
  • Acessórios;
  • Contratação de serviços;
  • Ferramentas;
  • Aquisição de computadores;
  • Carro para a empresa.

Todas essas ações são o que garantem o bom funcionamento da empresa em períodos em que ainda não recebe nenhum retorno financeiro.

Por essa razão, todo o processo de iniciação de uma empresa e sócios envolvidos deve ser feito com planejamento.

Como esse tipo de capital pode ser definido?

A forma considerada correta para definição do capital social de uma empresa é a determinação de valores para a sua abertura e funcionamento.

No entanto, a exatidão desses números nem sempre são atingidos com êxito, podendo faltar ou ultrapassar.

Caso essa definição não basta um número exato, é indicado que seja feito a indicação de um valor mínimo de mil reais para a iniciação da empresa.

Claro que, esse investimento inicial pode ser alterado no decorrer dos anos, de acordo com os lucros arrecadados pela empresa.

Quais os tipos de capital social podem ser encontrados no ramo dos negócios?

Considerando que existem inúmeros tipos de empresas para diferentes investidores, sócios e empresários, o capital social se adapta a cada empresa. Podendo encontrar:

Capital social destinado a MEI

Para MEI o capital social não exige nenhum tipo de declaração de valor mínimo ou máximo, o que já é uma grande vantagem.

Microempresário individual (mais conhecido como MEI) são profissionais autônomos que possuem faturamento de até 6.700 por mês.

Apesar de o MEI não exigir a definição do capital, o empreendedor pode fazer um registro de atividades.

Capital social para EI

O empresário individual (EI) também não necessita ter sócios para dar início ao seu próprio capital.

Neste caso, pode-se começar com qualquer valor. No entanto, para esse tipo de empresa, o mais indicado são valores de até mil reais.

Sociedade Limitada

Dentro de uma sociedade limitada é necessário que exista, pelo menos, a contribuição de dois sócios ou mais.

No entanto, todos os sócios envolvidos devem exercer diferentes tipos de atividades dentro da empresa.

Neste modelo jurídico de empresa, não é necessário possuir um valor mínimo. Afinal, esses valores passam a ser definidos por cada sócio envolvido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.