Brasil cria 135,5 mil EMPREGOS FORMAIS em novembro
O Ministério do Trabalho e Previdência informou nesta quarta-feira (28) que o Brasil criou 135,5 mil empregos formais em novembro. O número é resultado da subtração das admissões pelos desligamentos registrados no mês passado.
A saber, houve quase 1,75 milhão de admissões em novembro, enquanto os desligamentos no país somaram 1,61 milhão. Por isso, o balanço apresentado possui um saldo positivo de contratações no mês. A propósito, os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo com o relatório divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o volume de vagas criadas em novembro veio bem mais fraco que o observado no mesmo mês de 2021 (quase 313,8 mil postos de trabalho criados). Isso representa uma forte queda de 56,8%.
Em resumo, o Brasil criou pouco menos de 2,47 milhões de vagas formais de emprego entre janeiro e novembro deste ano. O número é 19,7% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado (3,07 milhões de empregos).
Com o acréscimo dos dados de novembro, o país fechou o mês com 43,1 milhões de empregos com carteira assinada.
Gasolina x etanol: veja qual combustível é mais vantajoso no país
Comércio se destaca em novembro e deixa serviços para trás
O levantamento do Ministério também mostrou que o comércio liderou a criação de empregos no país. Em novembro, o grupamento comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas gerou quase 106 mil vagas.
Assim, os serviços, que vinham se destacando nos últimos meses, caiu para a segunda posição no mês, respondendo pela criação de 92,2 mil vagas formais.
Por outro lados, os demais grupamentos fecharam postos de trabalho em novembro. A saber, grupo agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura fechou 18,2 mil no mês passado, seguido por construção (-18,8 mil) e indústria geral (-25,7 mil).
Por fim, o Ministério do Trabalho também revelou dados sobre as regiões brasileiras, e quatro delas fecharam o mês com o saldo positivo. A única exceção foi o Centro-Oeste, que registrou mais demissões que admissões.
Veja abaixo os dados em cada uma delas em novembro:
Sudeste: 84,2 mil empregos;
Nordeste: 29,2 mil;
Sul: 20,7 mil;
Norte: 3 mil.
Centro-Oeste: -773;
O post Brasil cria 135,5 mil EMPREGOS FORMAIS em novembro apareceu primeiro em Brasil123.