Bolsa Permanência ProUni: como funciona?
O ProUni é um programa do Governo Federal bastante conhecido. Ele auxilia pessoas de baixa renda a entrarem no ensino superior. Entretanto, o que poucas pessoas sabem, é que existe a Bolsa Permanência ProUni.
A Bolsa Permanência ProUni serve como um auxílio a mais para os alunos do ProUni. Dessa forma, os alunos de baixa renda conseguem ter mais facilidade para terminar a faculdade. Contudo, existem algumas regras para conseguir esse auxílio.
Descubra mais sobre a Bolsa Permanência ProUni no artigo abaixo!
O que é a Bolsa Permanência ProUni?
A Bolsa Permanência ProUni, como já dito, é um auxílio a mais que o governo concede para os alunos do ProUni. Isso porque o ProUni (Programa Universidade para Todos) já é um benefício governamental para estudantes de baixa renda. Mas, ele concede bolsas de estudos de 50% ou 100%, ou seja, ele oferece um desconto na mensalidade do curso ou a isenção dela.
Com a Bolsa Permanência ProUni, o estudante recebe o valor de R$ 400,00 para ajudar com essas despesas. Assim, ele pode cobrir passagens de ônibus, alimentação, material didático, entre outros. Portanto, torna mais fácil que o estudante conclua sua formação superior.
Entretanto, as demais despesas com os estudos, como transportes e livros, ainda precisam ser pagas pelo estudante. E, isso, muitas vezes não é possível. Por isso, mesmo com o ProUni, muitos alunos se veem obrigados a abandonar a faculdade para não comprometer o orçamento familiar.
Como funciona e quem pode conseguir o auxílio?
A Bolsa Permanência ProUni funciona como os demais programas de transferência de renda do Brasil. Dessa forma, se a pessoa inscrita no programa cumprir todos os requisitos necessários, ela terá acesso ao benefício. A bolsa tem duração desde o momento que foi concedida, até o final da graduação que o aluno cursa. Contudo, só conta o tempo regular de duração do curso.
Além disso, não é todo aluno do ProUni que possui direito a receber esse auxílio. Existem regras adicionais para receber a bolsa. A primeira é ser aluno ProUni com 100% de bolsa na mensalidade. Ou seja, alunos com desconto de 50% não são elegíveis para receber a Bolsa Permanência ProUni.
A segunda é estar devidamente matriculado no curso com, no mínimo, 80% de frequência nas aulas. A terceira é que o curso precisa ter 6 semestres ou mais de duração. Por último, a média diária de aulas precisa ser de 6 horas ou mais.
Onde se inscrever?
O processo para se inscrever na Bolsa Permanência ProUni é bem simples. Ele é feito na própria instituição de ensino, por meio da Secretária do ProUni. Assim, se você possui todos os requisitos necessários, basta procurar a secretária da sua faculdade e se inscrever.
Entretanto, isso não garante que você terá acesso ao benefício de forma imediata. Existe uma lista de espera entre os alunos que possuem direito ao auxílio. Por isso, o ideal é que você se inscreva o mais rápido possível. Dessa forma, você garante que estará mais perto de conseguir a bolsa.
O post Bolsa Permanência ProUni: como funciona? apareceu primeiro em Brasil123.