BOLSA FAMÍLIA reflete AUMENTO na intenção de consumo das famílias
A manutenção do Bolsa Família de R$ 600 aumentou a Intenção de Consumo das Famílias (ICF). A saber, a taxa atingiu 91,2 pontos em janeiro, uma alta de 1,3% na comparação com o mês anterior e o maior nível desde abril de 2020, logo após o início da pandemia de covid-19.
Cabe mencionar que os dados foram divulgados nesta terça-feira (31), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Impacto do Bolsa Família
O levantamento aponta que os consumidores com renda de até dez salários mínimos estão mais dispostos a gastar, com aumento de 1,9% na intenção de consumo em relação a dezembro e de 25,7% na variação anual.
De acordo com a CNC, o otimismo reflete a ampliação do programa de transferência de renda do governo, atualmente Auxílio Brasil, mas que será substituído pelo Bolsa Família, com o pagamento mínimo de R$ 600 e incremento de R$ 150 por criança até seis anos. Contudo, cabe pontuar que esse adicional deve chegar apenas em março.
Por outro lado, as famílias que recebem mais de dez salários mínimos mensais pretendem reduzir o consumo, com queda de 1% na intenção.
Assim, a CNC aponta como motivos do pessimismo o aumento do preço dos serviços em geral, a perspectiva profissional e o acesso mais dificultado ao crédito.
A perspectiva de consumo foi o item que mais cresceu na comparação mensal, com alta de 2,7%, decorrente do arrefecimento da inflação. Na comparação anual, o ICF subiu 23,1% em janeiro, com destaque para a alta de 25,1% no índice perspectiva profissional.
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Renda atual
Quanto à satisfação com a renda atual, houve avanço de 2% no indicador em janeiro, em relação a dezembro. Em relação a janeiro de 2022, a alta foi de 31,8%.
Entre os entrevistados, 39% afirmaram que receberam o mesmo valor do ano passado, 35% relataram melhora da renda e 25,6% disseram que a renda piorou.
Ainda mais, a proporção de endividados em 2022 cresceu mais no grupo de maior renda, mas a ICF se mantém otimista para essa faixa, com 107,7 pontos, uma variação anual de 15,1%.
No recorte por gênero, entre as mulheres a intenção de consumo subiu 3,3% na comparação mensal e 26% na variação, ficando em 91,4 pontos, ainda na zona de insatisfação.
Para os homens, o ICF ficou em 96,2 pontos, um aumento de 2,7% em relação a dezembro e de 23,1% na comparação com janeiro de 2022.
Com informações da Agência Brasil
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