Bolsa Família 2023: Beneficiários receberão valores diferentes em fevereiro; entenda
Na próxima segunda-feira (13), o Governo Federal inicia os repasses do Bolsa Família referente ao mês de fevereiro. Dessa forma, cerca de 21 milhões de famílias vão receber o benefício do programa social. No entanto, deste total, quase 6 milhões de beneficiários terão acesso a um valor maior, isso se deve ao pagamento do Vale-Gás Nacional.
Sendo assim, algumas famílias terão acesso ao valor de R$ 600, e outras a um pagamento de R$ 710, aproximadamente, considerando que o auxílio gás seja repassado na marca de R$ 110. Contudo, alguns beneficiários ainda receberão um benefício menor devido ao desconto do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, limitado a R$ 160.
Calendário do Bolsa Família – Fevereiro
De acordo com a regra da política pública, o pagamento do benefício deve ocorrer nos últimos dez dias úteis de cada mês. A liberação dos valores é gradativa, seguindo a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Neste sentido, os repasses desse mês ocorrerá entre os dias 13 a 28 de fevereiro.
Veja o calendário a seguir:
13 de fevereiro: pagamento para beneficiários com NIS final 1;
14 de fevereiro: pagamento para beneficiários com NIS final 2;
15 de fevereiro: pagamento para beneficiários com NIS final 3;
16 de fevereiro: pagamento para beneficiários com NIS final 4;
17 de fevereiro: pagamento para beneficiários com NIS final 5;
22 de fevereiro: pagamento para beneficiários com NIS final 6;
23 de fevereiro: pagamento para beneficiários com NIS final 7;
24 de fevereiro: pagamento para beneficiários com NIS final 8;
27 de fevereiro: pagamento para beneficiários com NIS final 9;
28 de fevereiro: pagamento para beneficiários com NIS final 0.
Saque do Bolsa Família
Saque no guichê de atendimento: O beneficiário pode se dirigir até uma agência da Caixa e sacar a parcela do Bolsa Família no guichê da instituição. Na ocasião, basta apresentar um documento de identificação oficial com foto e solicitar os valores ao atendente.
Saque no caixa eletrônico: Para realizar o saque no caixa eletrônico o beneficiário precisa ter em mãos o cartão do Auxílio Brasil ou do antigo Bolsa Família. Em seguida, basta:
Inserir o cartão no terminal de autoatendimento da Caixa;
Digitar a senha e o valor que deseja sacar;
Conferir e confirmar a operação;
Em seguida, retirar o cartão para finalizar o procedimento.
Também é possível fazer o saque com o cartão nas unidades lotéricas, porém, a tarefa é exclusiva para o titular do benefício. Além disso, é preciso apresentar um documento de identificação oficial com foto.
Saque sem cartão: Embora poucos saibam, o benefício do Bolsa Família também pode ser resgatado sem o cartão. Além da movimentação disponível através dos serviços do Caixa Tem, o beneficiário pode gerar um código de saque para realizar o procedimento em um caixa eletrônico, casa lotérica ou correspondente Caixa Aqui. Confira os passos a seguir:
Acesse o Caixa Tem;
Faça o login com seu CPF e senha dos serviços Caixa;
Na tela inicial, toque em “Saque” e digite o valor a ser resgatado;
Feito isto, clique em “Gerar código de saque”. Ele tem validade de 1 hora. Anote a sequência número e vá até um caixa eletrônico da Caixa para efetuar o resgate;
No terminal, toque no botão “Entrar”;
Clique no menu “Saque Auxílio Brasil/Bolsa Família”;
Coloque o número do CPF e clique em “Confirmar”;
Digite o código de saque gerado no aplicativo;
Informe o valor do saque do Bolsa Família e finalize a operação.
Contudo, é importante ressaltar que com o código em mãos o beneficiário pode realizar o saque, também, nas unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Como consultar o benefício?
Veja as opções para consultar o benefício a seguir:
Consulta no App CadÚnico
Acesse o App CadÚnico e faça login usando seu CPF;
Selecione a opção “Consulta completa”;
Confira se o cadastro está atualizado e com benefício ativo.
Consulta no App Bolsa Família
Acesse o App Bolsa Família ou App Auxílio Brasil e faça login usando seu CPF;
Na primeira página o aplicativo vai mostrar se a família foi aprovada, fazendo o reconhecimento por meio do CPF.
Por telefone
Central de Atendimento 111 – Caixa Econômica Federal;
Central de Atendimento 121 – Ministério da Cidadania.