Bolsa do Povo: o que é e como funciona

Você conhece o Bolsa do Povo? O governo de São Paulo criou esse programa em 2021, com a finalidade de aumentar ainda mais os recursos que são destinados para a população menos favorecida.

O Bolsa do Povo é um importante programa de assistência social. Por isso, para conhecer mais sobre ele, continue aqui e tire todas as suas dúvidas.

Bolsa do Povo: o que é?

Criado, principalmente, por conta da pandemia, o programa entrou em vigor em maio de 2021, através da Lei número 17.372.

Sua finalidade é centralizar os projetos, ações e benefícios que são destinados para pessoas e famílias em situação de maior vulnerabilidade.

Mas ele não funciona apenas como um auxílio de renda. Afinal de contas, ele também tem como foco, a qualificação profissional, oferecendo assistência de educação, de trabalho, de esporte, de saúde e também de habitação.

O valor do auxílio financeiro varia de R$100,00 a R$2.490,00. Sem dúvida, um valor que faz a diferença na vida de muitas famílias espalhadas pelo estado de SP.

Como funciona?

O programa serve para unificar os projetos sociais, que tem como finalidade, auxiliar cerca de 2 milhões de pessoas no estado de São Paulo, segundo dados do último levantamento.

De acordo com o site do programa, esses são as 19 ações sociais que integram o benefício:

Renda Cidadã;
Centro Paula Souza: Estudantes;
Via Rápida;
Novotec Expresso;
Bolsa Empreendedor;
Viva Leite;
Centro Paula Souza: Responsáveis;
Bolsa Talento Esportivo;
Prospera Família;
Acolhe Saúde;
Ação Jovem;
SP Acolhe;
Auxílio Moradia;
Bolsa Trabalho;
Educação: Estudantes;
Prospera Jovem;
Vale gás;
Educação: Responsáveis,
VidAtiva.

O valor que cada pessoa ou família pode receber, é entregue através de um cartão, que funciona como um cartão de débito comum.

O cartão chega pelos Correios. Por isso, é de extrema importância que você mantenha os seus dados atualizados no site.

Aliás, vale frisar que o beneficiário pode sacar o valor em terminais de autoatendimento do Banco do Brasil ou 24 Horas. Assim como em correspondentes bancários do Banco do Brasil.

Como se não bastasse, é possível usar o cartão na função de débito para comprar em estabelecimentos comerciais.

Como se inscrever no Bolsa do Povo e quem tem direito?

Se inscrever no programa é muito fácil! Basta você entrar no site acima, selecionar o programa, e informar todos os dados necessários.

Contudo, para solicitar o Bolsa do Povo, é necessário atender aos requisitos básicos. Portanto, confira abaixo quais são eles, e veja se você também tem direito.

Morar no estado de São Paulo há, no mínimo, 2 anos;
Ter mais de 18 anos;
Estar desempregado ou sem registro na carteira de trabalho (CLT);
Não ter cadastro de MEI (CNPJ) ativo;
Ter uma renda familiar por pessoa de até meio-salário mínimo;
Não estar recebendo o BPC (Benefício de Prestação Continuada), e nem seguro desemprego.

Desbloqueando o cartão do Bolsa Povo

Para desbloquear o seu cartão, é só seguir as instruções a seguir:

Se dirigir pessoalmente a uma das agências do Poupatempo. Mas, para isso, você precisa ter um RG do Estado de São Paulo, cuja emissão tenha sido após o mês de agosto de 2014.  Ou ainda uma CNH com emissão também no estado de SP;
Ligar ou enviar uma mensagem para o 0800 7979 800. A ligação é totalmente gratuita;

Além disso, também é possível desbloquear o cartão através da internet. Nesse caso, você precisa seguir os seguintes passos:

Entre no site do Bolsa do Povo;
Em seguida, digite o seu CPF e a senha que foi previamente cadastrada;
Clique em “Entrar”;

Assim que você estiver na Página Principal restrita para os usuários, é só seguir as orientações do site para desbloquear o seu cartão.

Há outro método de desbloqueio também, e ele envolve ir até um caixa eletrônico do Banco 24 Horas ou do Banco do Brasil. Então, basta inserir o cartão, e ir seguindo os passos que vão aparecendo na tela dos terminais.

 

O post Bolsa do Povo: o que é e como funciona apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.