Black Friday: confira algumas dicas para não cair em golpes durante o dia de descontos
A Black Friday está chegando e os consumidores já estão aguardando ansiosamente pelos descontos. No entanto, no dia das melhores ofertas do ano, é preciso ter muita atenção. Isso porque, o evento também atrai pessoas mal-intencionadas.
Pensando em evitar o número de golpes e operações fraudulentas no dia 25 de novembro, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicou uma série de dicas de prevenção.
Confira algumas delas a seguir!
Procure pelos sites oficiais
De acordo com a Senacon, muitos golpistas enviam links e anúncios se passando por site oficiais, fazendo com que consumidores façam compras falsas ou abram os seus sistemas para instalação de softwares maliciosos. Desse modo, é importante que o cidadão procure por oficiais das lojas que se interessa.
Verifique a reputação da loja
Através da plataforma do consumidor, é possível checar a reputação de grandes varejistas, incluindo reclamações, experiências de usuários e outros dados relevantes. A Senacon orienta que os consumidores acessem o site para que tenham mais segurança na hora de realizar a compra;
Compare ofertas antes da Black Friday
Infelizmente, muitos varejistas usam uma estratégia enganosa: pouco antes da Black Friday, eles sobem os valores dos produtos para que, na data das ofertas, os seus preços sejam dobrados, o que não gera um desconto verdadeiro. Segundo a Senacon, é importante que o consumidor pesquise antes da data do evento, a fim de evitar as supostas ofertas.
Meios de pagamento
Outra dica da Secretaria é verificar a presença de certificados de segurança de pagamentos nas transações realizadas com o fornecedor. Obrigatoriamente, os sites para pagamento online devem ter o endereço iniciado em “https://” ou uma imagem de cadeado fechado no canto superior direito da tela.
Políticas de devolução
Antes de realizar qualquer compra na Black Friday, procure informações sobre as políticas de devolução e trocas da lojas. Isso será muito útil caso o consumidor se arrependa do produto comprado. Em e-commerces, é possível devolver o produto comprado em até 7 dias após a compra.
Compras por impulso
No mais, a Senacon orienta que os consumidores não se deixem levar pelas ofertas e comprem produtos compulsivamente. “É importante estar atento para comprar somente o necessário”, escreve o órgão.
Reclamações
Por fim, caso haja algum problema, a Senacon indica que o consumidor procure o Procon mais próximo ou registre uma reclamação formal junto à plataforma consumidor.gov.br.