Banco Central só vai liberar o DINHEIRO ESQUECIDO para quem fizer ESTA ação
O Banco Central reiniciou o sistema de Valores a Receber no começo deste mês, permitindo aos brasileiros verificar se possuem “dinheiro esquecido” nos bancos.
Contudo, o Banco Central impôs uma nova regra para esta nova fase do sistema, a fim de receber os valores. Entenda como funciona.
Desse modo, segundo o BC, apenas aqueles que fornecerem uma chave PIX para devolução terão seus valores esquecidos nos bancos restituídos.
Chave PIX será obrigatória para resgatar valores
No caso de não possuir uma chave PIX cadastrada, a pessoa deverá entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento do valor ou poderá criar uma chave e retornar ao sistema para fazer o pedido.
Ademais, segundo o BC, os canais de atendimento da instituição estarão disponíveis no Sistema de Valores a Receber (SVR).
O Banco Central explicou que decidiu impor essa exigência porque na primeira fase do programa, as pessoas contatadas pelos bancos “não atendiam ou ficavam em dúvida se o contato era uma fraude”.
Veja também: VALORES A RECEBER: Saque de dinheiro esquecido está LIBERADO! Veja como fazer
6 bilhões de “dinheiro esquecido” no banco
É válido lembrar que o sistema de Valores a Receber foi reiniciado na semana passada. Portanto, nesta fase, há um montante de R$6 bilhões a ser restituído a 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas.
Novidades no SVR
O Sistema de Valores a Receber (SVR) trará algumas novidades de extrema importância.
Assim, para esta retomada, algumas melhorias foram implementadas a fim de facilitar a vida do cidadão. Como, por exemplo:
Inclusão de todos os valores estipulados na norma do SVR, ampliando as possibilidades e o montante a receber;
Compartilhamento e impressão de telas e protocolos de solicitação do SVR, incluindo pelo WhatsApp, facilitando o acesso e a preservação das informações do sistema;
Criação de uma sala de espera virtual para manter o SVR aberto por tempo indeterminado, permitindo o acesso sem agendamento prévio;
Possibilidade de consulta aos valores de pessoas falecidas, com acesso para herdeiros, testamenteiros, inventariantes ou representantes legais, informando os dados de contato da instituição responsável pelo valor e a faixa de valor;
Maior transparência para quem possui conta conjunta. Dessa forma, se um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro poderá visualizar as informações completas da solicitação.
Além disso, o Banco Central deixou claro que o único site para consultar e obter informações para solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.
Veja também: Saque de dinheiro esquecido começa amanhã: consulte se tem VALORES A RECEBER
Como retirar meu dinheiro esquecido em bancos?
Confira o passo a passo para acessar seus valores a receber:
Acesse o site na data e no período de saque informado na primeira consulta. Caso tenha esquecido o dia, é possível retornar ao sistema na repescagem;
Faça seu login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Entretanto, se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br.
Leia e aceite o termo de responsabilidade;
Verifique o valor, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se necessário;
Clique na opção que reflete sua situação:
“Solicitar por aqui”: para devolver o dinheiro via Pix, com prazo de até 12 dias úteis. Assim, o usuário deverá escolher uma das chaves Pix, informar seus dados pessoais, e guardar o número de protocolo caso necessite contatar a instituição;
“Solicitar via instituição”: esta opção é voltada para usuários que não têm Pix. Neste caso, será preciso entrar em contato por telefone ou e-mail para combinar com a instituição a forma de retirar o dinheiro;
Na tela de informações dos valores a receber, será possível visualizar os dados bancários e pessoais da instituição que irá devolver o dinheiro.
Veja também: Banco Central LIBERA pagamentos no WhatsApp com cartões de crédito, débito e pré-pago; saiba como usar a nova opção
O post Banco Central só vai liberar o DINHEIRO ESQUECIDO para quem fizer ESTA ação apareceu primeiro em Brasil123.