Auxílio-taxista: dinheiro pode ser RECOLHIDO por falta de movimento
O governo federal realizou neste sábado (24) o pagamento da terceira parcela do auxílio-taxista a 287.987 profissionais do Brasil. Os trabalhadores tiveram acesso a mais um lote de R$ 1 mil, após receberem as duas primeiras parcelas no dia 16 de agosto.
Em resumo, a Emenda Constitucional nº 123 estabeleceu o pagamento de seis parcelas do auxílio-taxista até o final do ano. Isso quer dizer que os trabalhadores ainda terão acesso a mais três lotes de pagamento.
Todas estas informações já devem ser do conhecimento dos trabalhadores. Contudo, há algo que nem todo mundo sabe: caso a conta não tenha movimento em até 90 dias, o dinheiro do auxílio será recolhido ao Tesouro Nacional.
Em outras palavras, o taxista precisa movimentar a conta em que os recursos serão depositados pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) para que não os perca.
MEGA-SENA: quanto rende R$ 200 MILHÕES na poupança
Prefeituras ainda podem enviar dados dos taxistas
Embora o governo federal já tenha realizado o pagamento das três primeiras parcelas do auxílio-taxista, as prefeituras estaduais e do Distrito Federal ainda podem enviar os dados dos trabalhadores.
Em suma, os municípios precisam entregar as informações dos motoristas de táxi para que o governo confira tais dados. Isso porque a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) define quais profissionais são elegíveis ao auxílio.
As prefeituras já tiveram algumas oportunidades para enviar as informações dos taxistas, mas diversas ainda não o fizeram. A saber, o principal problema enfrentado pelos municípios são as licenças vencidas dos trabalhadores, pois muitos deles alegaram dificuldades de renovar o licenciamento devido à pandemia da covid-19.
Seja como for, as prefeituras terão até o dia 10 de outubro para enviar os dados dos trabalhadores. Após análise da Dataprev, os taxistas considerados elegíveis terão direito ao auxílio.
Veja abaixo as datas definidas para os próximos pagamentos:
4ª Parcela: 22 de outubro;
5ª Parcela: 26 de novembro;
6ª Parcela: 17 de dezembro.
O post Auxílio-taxista: dinheiro pode ser RECOLHIDO por falta de movimento apareceu primeiro em Brasil123.