Auxílio Caminhoneiro: terceiro lote sai neste sábado
Caminhoneiros autônomos e taxistas que estão inscritos no programa Auxílio Caminhoneiro, recebem neste sábado, dia 24 de setembro, R$ 1 mil do Benefício Emergencial (BEm) para profissionais do setor.
Vale lembrar também que aqueles que possuem direito ao benefício, mas que por algum motivo não realizou o cadastro a tempo para as primeiras parcelas, não poderão receber o valor de forma retroativa.
O valor do Auxílio Caminhoneiro será depositado nas contas poupança social e digital. Os beneficiários poderão movimentar o valor por meio do aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, que permite a compra de produtos em lojas virtuais, além de permitir a transferência do valor para outras contas e também o uso do pix.
Criados pela emenda constitucional que criou estado de emergência por causa da alta do preço dos combustíveis, os auxílios Caminhoneiro e Taxista foram pagos até dezembro. A emenda elevou benefícios sociais e instituiu auxílios emergenciais até o fim do ano.
Quem tem direito ao Auxílio Caminhoneiro?
Possuem direito ao Auxílio Caminhoneiro, todos os transportadores de carga autônomos que estão cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), até o dia 31 de maio deste ano.
Além disso, os profissionais devem estar com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em dia, junto com o CPF válido e algumas outras exigências, para o recebimento Auxílio Caminhoneiro.
Também chamado de Benefício Emergencial Caminhoneiro (BEm-Caminhoneiro), o auxílio será pago a cada transportador autônomo, independentemente da quantidade de veículos que possuir. O pagamento do BEm-Caminhoneiro vai ser revisado mensalmente. Para os próximos lotes de pagamento, a ANTT vai encaminhar ao Ministério do Trabalho e Previdência a relação dos transportadores autônomos de cargas que estiverem na situação “ativa” no RNTR-C.
Já no caso dos taxistas, possuem direito ao auxílio taxista todos os motoristas registrados nas devidas prefeituras, titulares de concessões ou alvarás expedidos até o dia 31 de maio deste ano.
Não será necessária qualquer ação por parte dos taxistas. Em caso de dúvidas, o motorista deve entrar em contato com a prefeitura para verificar o cadastro municipal. A prestação das informações caberá inteiramente às prefeituras ou ao governo do Distrito Federal.
Calendário do benefício
Abaixo segue o calendário tanto para o Auxílio Caminhoneiro, quanto para os beneficiários do Auxílio Taxista.
Auxílio para caminhoneiros
1ª e 2ª parcelas: 9 de agosto
3ª parcela: 24 de setembro
4ª parcela: 22 de outubro
5ª parcela: 26 de novembro
6ª parcela: 17 de dezembro
Auxílio para taxistas
1ª e 2ª parcelas: 16 de agosto
1ª e 2ª parcelas: 30 de agosto* (retroativo)
3ª parcela: 24 de setembro
4ª parcela: 22 de outubro
5ª parcela: 26 de novembro
6ª parcela: 17 de dezembro
O post Auxílio Caminhoneiro: terceiro lote sai neste sábado apareceu primeiro em Brasil123.