Auxílio Brasil: quando os pagamentos serão retomados

O mês de outubro chegou e o Governo Federal já iniciou os preparativos para mais uma rodada de pagamentos do programa Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, já existe uma data oficial para as liberações do benefício. Elas acontecerão entre os dias 18 e 31 de outubro deste ano, considerando sempre o final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada cidadão.

Contudo, é importante lembrar que estas datas oficiais ainda poderão passar por algumas mudanças. Há uma ala do Ministério da Cidadania que defende a antecipação dos dias de pagamentos do Auxílio Brasil em outubro. Caso aconteça, os depósitos poderiam sair do papel já na primeira quinzena deste mês.

Não seria a primeira vez que o Governo Federal poderia realizar uma movimentação neste sentido. Em agosto, o Ministério da Cidadania contrariou as normas gerais do projeto, e decidiu pagar os valores já na primeira quinzena daquele mês. Entretanto, o fenômeno não chegou a se repetir em setembro, quando os repasses acontecerão na segunda quinzena.

Para outubro, ainda não há nada oficial que indique que as liberações do Auxílio Brasil serão antecipadas. Para colocar a ideia em prática, o Governo Federal precisaria realizar uma publicação no Diário Oficial da União (DOU) sobre o tema. Seja como for, informações de bastidores dão conta de que o Ministério deseja antecipar os repasses não apenas de outubro, mas também de novembro e dezembro.

Oficialmente, o Auxílio Brasil faz pagamentos sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Esta é uma regra, aliás,o que vale desde o antigo Bolsa Família. Contudo, nos últimos meses, o atual governo vem levantando um debate sobre a antecipação das datas. Membros do Ministério da Cidadania dizem que esta alteração seria positiva para os usuários.

Calendário

Enquanto não há uma definição sobre a antecipação das datas para este mês de outubro, resta ao usuário se basear no calendário oficial, divulgado ainda no início deste ano. Veja abaixo as datas das próximas liberações marcadas.

18 de setembro: Usuários com NIS final 1
29 de setembro: Usuários com NIS final 2
20 de setembro: Usuários com NIS final 3
21 de setembro: Usuários com NIS final 4
24 de setembro: Usuários com NIS final 5
25 de setembro: Usuários com NIS final 6
26 de setembro: Usuários com NIS final 7
27 de setembro: Usuários com NIS final 8
28 de setembro: Usuários com NIS final 9
31 de setembro: Usuários com NIS final 0

Note que os repasses estão programados para os 10 últimos dias úteis do mês. Este cenário pode mudar a qualquer momento caso o Governo Federal decida antecipar o calendário de liberação do beneficio social.

Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil é um programa social do Governo Federal que foi aprovado pelo Congresso Nacional ainda no último trimestre do ano passado. Os primeiros pagamentos começaram ainda em novembro de 2021, para pouco mais de 14 milhões de pessoas.

Hoje, o Auxílio Brasil do Governo Federal atende cerca de 20,65 milhões de cidadãos de todas as regiões do país. O Ministério da Cidadania alega que este é um recorde na história do projeto social e indica que este número pode aumentar.

Todos os meses, a pasta realiza novas entradas com base nos dados existentes em bancos de informações como o Cadúnico, por exemplo. Não existe inscrição direta para entrada no Auxílio Brasil. Basta manter os seus dados atualizados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.