Auxílio Brasil poderá bater novo recorde em setembro. Entenda
Dentro de mais alguns dias, o Auxílio Brasil do Governo Federal poderá bater mais um recorde oficial. Segundo projeções do Ministério da Cidadania, a ideia é inserir mais de 800 mil pessoas de uma só vez ao benefício e atingir a marca de 21 milhões de atendidos pela primeira vez desde o início dos pagamentos.
Caso a informação se confirme, o Auxílio Brasil baterá o seu próprio recorde e chegará ao maior número de atendidos da história de um programa social permanente no país. Os dados ainda não foram confirmados oficialmente, mas o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, já confirmou que este número está nos planos para este mês.
Para fazer parte do Auxílio Brasill, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é importante ter uma renda per capita de até R$ 210. Caso o cidadão atenda estas regras, ele terá uma chance de entrar no benefício entre as mais de 800 mil novas entradas do projeto social.
“Quem porventura está no mapa da fome, pode se cadastrar e vai receber, não tem fila o Auxilio Brasil. São 20 milhões de famílias que ganham isso aí”, disse o presidente Jair Bolsonaro (PL), em entrevista para um podcast. “Então, essa preocupação de se antecipar problemas têm feito com que o povo brasileiro sofra menos do que a população aí fora”, seguiu ele.
Embora seja verdade que a fila de espera esteja zerada, a entrada no Auxílio Brasil não costuma ser automática. Existem casos de pessoas que cumprem todas as regras e mesmo assim não conseguem receber nada. Desta forma, é preciso aguardar para saber se o cidadão vai mesmo entrar nos repasses de setembro.
A consulta
Se o cidadão cumpre todas as regras e quer saber se vai ser selecionado ou não para o benefício, é importante consultar as informações do app oficial do Auxílio Brasil. É através desta aplicação que o Governo detalha a situação de cada usuário.
Basta entrar em sua conta com o seu login e saber quais benefícios você tem direito, bem como os valores de cada um deles. Além da questão do Auxílio Brasil, o indivíduo também pode conferir os seus dados sobre o vale-gás nacional.
A fila de espera
Caso você cumpra todas as regras de entrada no programa, e mesmo assim não entre em setembro, terá outras chances depois. O Ministério da Cidadania explica que novas entradas são realizadas todos os meses, seja em menor ou maior quantidade.
Informações de bastidores do jornal Folha de São Paulo, indicam que o Governo Federal poderá atender até 24 milhões de pessoas até o final deste ano. Os números atuais apontam que apenas 20 milhões já estão aptos ao recebimento do benefício.
O Auxílio
Para este mês de setembro, os pagamentos do Auxílio Brasil já estão confirmados em um patamar mínimo de R$ 600 por família. Os repasses começam no próximo dia 19, sempre respeitando o final do Número de Identificação Social (NIS) de cada cidadão. Veja no calendário abaixo:
19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0