Auxílio Brasil: número de usuários de dois grupos cresce; veja quais
O governo federal realizou o primeiro pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 em agosto. O valor turbinado seguirá em vigor no país até dezembro deste ano, ou seja, irá durar mais quatro meses. E, embora essa seja a principal mudança no programa, não é a única a ser vista nos últimos meses.
De acordo com apurações realizadas pelo portal Uol, aproximadamente 4,9 milhões de usuários do auxílio moram sozinhos. A saber, em novembro do ano passado, havia apenas 2,2 milhões de beneficiários que moravam sozinhos. Em outras palavras, o número mais que dobrou em menos de um ano.
No mês passado, o governo incluiu 2,2 milhões de brasileiros no programa. Em resumo, essa foi a maior inclusão mensal já registrada pelo benefício, que teve início no final do ano passado.
Segundo o levantamento do Uol, 54% destes novos usuários moravam sozinhos, o que representa mais de 1,1 milhão de pessoas. Aliás, há uma tendência de aumento dos números até o final do ano, uma vez que o governo deverá incluir ainda vários usuários no programa em 2022.
Caminhoneiros ainda podem enviar autodeclaração e receber auxílio
Número de beneficiários do gênero masculino também cresce
Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no mês passado, também mostrou que o percentual de usuários do Auxílio Brasil do gênero masculino cresceu de maneira expressiva.
A título de comparação, a pesquisa realizada em julho indicou que 67% dos beneficiários eram mulheres, enquanto os homens representavam 33% do total.
Em agosto, as mulheres continuaram respondendo pela maioria dos usuários do Auxílio Brasil. Contudo, a diferença entre os homens caiu expressivamente, com as mulheres representando 62% do total, enquanto o número de usuários do gênero masculino subiu para 38%.
Por fim, vale destacar que o governo federal utiliza dados do Cadastro Único (CadÚnico) para determinar quais pessoas poderão receber o Auxílio Brasil. E as mulheres geralmente têm preferência para entrar na folha de pagamento do programa.
Leia também: Combustíveis estão mais baratos; confira os valores por região
O post Auxílio Brasil: número de usuários de dois grupos cresce; veja quais apareceu primeiro em Brasil123.