Auxílio Brasil: governo corre para antecipar parcelas em outubro
O governo federal bem que tentou, mas não conseguiu antecipar o Auxílio Brasil em setembro. Para evitar que isso também aconteça em outubro, o Planalto vem correndo contra o tempo para conseguir adiantar o calendário de pagamentos do benefício no próximo mês.
Na verdade, o governo antecipou os repasses do Auxílio Brasil em agosto. Em resumo, o programa era pago sempre na segunda quinzena de cada mês. Contudo, o Planalto editou um decreto e conseguiu iniciar os pagamentos no dia 9 de agosto.
Isso não ocorreu em setembro porque o governo não teve tempo para analisar os dados dos novos usuários do benefício. A saber, o governo deverá incluir mais de 800 mil famílias na folha de pagamento do auxílio neste mês.
Ao mesmo tempo em que inclui novos beneficiários, o governo também está passando um pente-fino nos usuários que já recebem o auxílio. Com isso, tenta evitar fraudes, retirando da folha de pagamento aqueles que não atendem todos os critérios do programa.
Aumento de emprego se concentra em vagas de baixa escolaridade
Auxílio Brasil poderá ser antecipado em outubro
Os repasses do Auxílio Brasil ocorrerão apenas na segunda quinzena de setembro. Entretanto, o governo vem tentando antecipar os pagamentos em outubro, em parte, por pressão de aliados no Nordeste. Em suma, a proximidade das eleições vem aumentando a tensão e a irritação entre os candidatos.
Caso o Planalto consiga antecipar o calendário, os pagamentos serão iniciados em 10 de outubro, e não no dia 18, como está marcado oficialmente. Aliás, vale destacar que não há nenhuma informação oficial sobre a antecipação dos repasses em outubro.
Por fim, os usuários do Auxílio Brasil começarão a receber as parcelas na próxima semana. Veja abaixo o calendário de pagamento do benefício neste mês:
19 de setembro: beneficiários com o NIS de final 1;
20 de setembro: beneficiários com o NIS de final 2;
21 de setembro: beneficiários com o NIS de final 3;
22 de setembro: beneficiários com o NIS de final 4;
23 de setembro: beneficiários com o NIS de final 5;
26 de setembro: beneficiários com o NIS de final 6;
27 de setembro: beneficiários com o NIS de final 7;
28 de setembro: beneficiários com o NIS de final 8;
29 de setembro: beneficiários com o NIS de final 9;
30 de setembro: beneficiários com o NIS de final 0.
Leia também: Vendas no comércio varejista caem pelo 3º mês consecutivo
O post Auxílio Brasil: governo corre para antecipar parcelas em outubro apareceu primeiro em Brasil123.