Auxílio Brasil: fila de espera deve voltar a se formar em setembro
Neste mês de agosto, pouco mais de 20 milhões de brasileiros receberam o Auxílio Brasil do Governo Federal. Mais do que um recorde, o Ministério da Cidadania conseguiu acabar com a chamada fila de espera, ao inserir mais de 2,2 milhões de pessoas na folha de liberações nas últimas semanas. Entretanto, o sistema de espera não acabou definitivamente.
A avaliação interna do Governo Federal é de que a fila vai voltar a se formar já neste mês de setembro. Em entrevista recente, a vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Tatiana Thomé de Oliveira, lembrou que o Auxílio Brasil é um programa fluido. Assim, novas pessoas podem se tornar elegíveis para o recebimento do projeto.
Mesmo que tenha inserido mais de 2 milhões de indivíduos de uma só vez em agosto, é possível e provável que mais cidadãos tenham entrado no Cadúnico neste intervalo de tempo. Dessa forma, uma nova fila de espera se inicia, e agora não há mais possibilidades orçamentárias para inserir todas elas de uma só vez.
Em agosto, o Governo Federal conseguiu zerar a fila de espera para o Auxílio Brasil por causa da aprovação da PEC dos Benefícios pelo Congresso Nacional no último mês de julho. O documento liberou R$ 41 bilhões para que o Planalto turbinasse os seus programas sociais em pleno ano de eleições presidenciais.
Entretanto, o dinheiro para novas entradas já chegou ao fim, já que foi usado para inserir os 2,2 milhões de novatos neste mês de agosto. Agora, ao menos até este momento, não há previsão para que o Governo Federal consiga zerar a fila de espera para entrada no Auxílio Brasil, até o final deste ano de 2022.
Novas entradas podem acontecer
Embora ainda não fale em números exatos, o Ministério da Cidadania vem sinalizando nas últimas semanas que poderá inserir mais pessoas nos próximos meses. Em setembro, por exemplo, é possível que novos indivíduos sejam selecionados.
De toda forma, o quantitativo das novas seleções certamente será mais baixo do que os 2,2 milhões que foram vistos em agosto. Afinal de contas, a PEC dos Benefícios não implica a liberação de um dinheiro mensal para novas entradas.
Qualquer cidadão pode conferir se vai fazer parte dos pagamentos de setembro do Auxílio Brasil. Para tanto, basta acessar o app oficial do programa, que é gratuito e já está disponível para download nas lojas dos celulares.
Contudo, vale lembrar que os dados referentes ao mês de setembro ainda não foram oficialmente lançados no sistema. O Ministério normalmente atualiza as suas informações em um momento mais próximo da data dos pagamentos.
Auxílio Brasil em setembro
Alguns dados do mês de setembro ainda não foram oficialmente divulgados, mas alguns detalhes já são conhecidos. O calendário de repasses, por exemplo, já passou pela divulgação do Ministério da Cidadania. Veja abaixo:
19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0