Auxílio Brasil, Bolsa Família, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana
Diante das inúmeras informações que são lançadas todos os dias a respeito do Auxílio Brasil, Bolsa Família e outros benefícios, pode ser difícil acompanhar e ficar por dentro de todos os acontecimentos. Sendo assim, este artigo traz um resumo das principais notícias da semana para que você fique atualizado.
É o Brasil 123 levando sempre informações relevantes para você!
Calendário de fevereiro do Bolsa Família
Nesta semana tivemos novos pagamentos da segunda rodada do programa de transferência de renda do governo federal em 2023. A saber, o nome vigente ainda é Auxílio Brasil, mas em breve será substituído pelo Bolsa Família.
Ainda mais, vale lembrar que por conta do feriado de Carnaval, tivemos uma interrupção de alguns dias.
NIS de final 6 – 22 de fevereiro;
NIS de final 7 – 23 de fevereiro;
NIS de final 8 – 24 de fevereiro.
Lula anuncia antecipação do Bolsa Família
O Governo Federal determinou uma força-tarefa envolvendo diversos ministérios para prestar as ações de emergência à população atingida pelas fortes chuvas no litoral norte de São Paulo (SP). Entre as medidas, está a antecipação do Bolsa Família.
Em pronunciamento, o presidente Lula destacou que o Governo Federal vai liberar recursos para a construção de moradias para famílias que perderam suas casas.
“Às vezes, eu vejo lugares onde houve desabamento e que já se passaram anos e ainda não foi resolvido o problema habitacional. Desta vez, podem ter a certeza de que a construção de moradias para as pessoas que perderam as suas casas vai acontecer de verdade, em um terreno mais seguro, sem risco de alagamento ou de desabamento”, garantiu o presidente.
“Para facilitar para as famílias, o pagamento de março será unificado, feito no dia 20 para todas as famílias dos municípios atingidos e com decreto de emergência e calamidade”, revelou o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Assim, a flexibilização do calendário inclui as transferências de fevereiro para as famílias dos seis municípios atingidos pelas chuvas que ainda não retiraram o benefício.
Vale destacar que 40% das famílias estavam com previsão de sacar seus benefícios entre 23 e 28 de fevereiro, de acordo com a escala que segue o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
Agora, elas puderam sacar os valores a partir da terça-feira (21).
Pagamento do Abono Salarial na CAIXA
A Caixa Econômica Federal iniciou no dia 15 de fevereiro, o pagamento do Abono Salarial calendário 2023, ano-base 2021.
Assim, os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na CAIXA receberão o crédito em sua conta no banco, de acordo com o mês de seu nascimento. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela CAIXA, também conforme o calendário de pagamento.
Ainda mais, a movimentação da Poupança Social Digital é realizada pelo aplicativo CAIXA Tem, que permite pagar contas, efetuar transferências, pagar na maquininha e realizar compras com o cartão de débito virtual.
No entanto, caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão Social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui ou nas agências.
A saber, a liberação dos valores é feita de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários.
Imagem: Caixa Econômica Federal
Minha Casa Minha Vida está de volta
Foi relançado por meio da Medida Provisória (MP) 1.162/2023, o programa habitacional Minha Casa Minha Vida, do governo federal.
A principal mudança na proposta é atender famílias com renda mensal de até R$ 8 mil na zona urbana, e anual de até R$ 96 mil, na zona rural.
Criado em 2009, o Minha Casa, Minha Vida, foi extinto em 2020, quando foi substituído pelo Casa Verde e Amarela, criado pelo governo Jair Bolsonaro.
Agora, além de ter como diretriz o atendimento habitacional prioritário às famílias de baixa renda, o programa prevê resultados a partir da redução das desigualdades sociais e regionais, o estímulo a políticas fundiárias, a cooperação federativa, o fortalecimento do Sistema Nacional de Habitação, da geração de emprego e renda, entre outros.
Sendo assim, serão priorizadas para atendimento as famílias que tenham como responsáveis a mulher.
Na sequência, estão as unidades familiares compostas por pessoas com deficiência, idosas, crianças ou adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, de emergência ou calamidade, em deslocamento involuntário em razão de obras públicas federais e em situação de rua.
Cartão de crédito pelo Caixa Tem
Você pode ser um dos muitos brasileiros que ainda não sabem que os clientes que possuem uma conta poupança social digital do aplicativo Caixa Tem, podem solicitar a contratação de um cartão de crédito.
O valor do limite concedido depende da análise da Caixa Econômica Federal e o perfil do cliente.
Em primeiro lugar, você deve providenciar a instalação do aplicativo Caixa Tem. Então, se você já tem este acesso, basta abrir o app e selecionar a opção “Cartão de crédito” no menu.
No entanto, se você ainda não baixou o app e precisa de orientações para o cadastro, é só clicar neste artigo e conferir as dicas.
Uma vez esclarecida a questão do aplicativo Caixa Tem, vale mencionar que a liberação de um cartão de crédito nada mais é do que uma concessão de empréstimo.
Isso porque você utiliza o dispositivo para fazer as suas compras, à vista ou parceladas, e paga depois em um determinado dia do mês.
Então, é justamente por isso que se faz necessária uma análise do perfil do cliente.
A Caixa Econômica alega que por meio de informações de crédito, dados públicos e dados internos, determina uma pontuação que indica se você será ou não aprovado para a concessão do cartão de crédito.
O post Auxílio Brasil, Bolsa Família, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana apareceu primeiro em Brasil123.