Auxílio Brasil: Beneficiário pode solicitar até R$1 mil no Caixa Tem. Quem pode?
Cidadãos que estão dentro da folha de pagamentos do Auxílio Brasil também podem solicitar o crédito de até R$ 1 mil do Caixa Tem. Não há neste momento nenhuma lei que impeça a ocorrência dessa solicitação. Entretanto, é preciso prestar atenção nas regras do empréstimo do Caixa Tem para não se confundir.
Segundo as informações do Governo Federal, o crédito do Caixa Tem é destinado para microempreendedores individuais (MEIs) e também para pessoas físicas que tenham algum tipo de empreendimento. Nos dois casos, podemos observar que a exigência básica é usar o crédito para aplicar nesses negócios indicados pelo cidadão.
Dessa forma, o cidadão que faz parte do Auxílio Brasil pode solicitar o crédito do Caixa Tem desde que ele tenha algum empreendimento para chamar de seu. De acordo com o Governo Federal, o tamanho do empreendimento não será analisado. O banco apenas analisará se o indivíduo precisa da quantia para este fim.
Assim, as regras do crédito do Caixa Tem impedem que o cidadão pegue o dinheiro do empréstimo para investir em algo que não seja o empreendimento alegado. Logo no processo de inscrição no aplicativo, o cidadão terá que explicar o motivo e a natureza do seu negócio e esperar pela aprovação do Governo Federal.
Em resumo, quem faz parte do Auxílio Brasil e não tem nenhum empreendimento, não terá a opção de de solicitar a liberação. Por outro lado, os usuários do programa social que queiram investir o dinheiro para este fim, poderão realizar o processo sem nenhum problema. Eles terão o mesmo direito que qualquer outro cidadão.
Consignado
Esta dúvida está crescendo nas últimas semanas, principalmente porque o Governo Federal anunciou a liberação de um consignado apenas para os usuários do Auxílio Brasil. Entretanto, o Ministério da Cidadania ainda não regulamentou esta questão.
Assim, os usuários que estão no Auxílio Brasil querem saber se poderão solicitar o crédito do Caixa Tem neste meio tempo. Para quem não quer esperar mais, a possibilidade existe desde que se tenha um empreendimento.
Até este momento, o Ministério da Cidadania ainda não deu uma data para a liberação do consignado do Auxílio Brasil. Informações de bastidores dão conta de que isso poderá acontecer dentro de mais alguns dias ou mesmo semanas.
Consignado do Auxílio x Caixa Tem
É preciso lembrar, no entanto, que o crédito do Auxílio Brasil funcionará como um consignado. Então o cidadão pega o dinheiro e paga na forma de descontos mensais nas parcelas do programa social.
É um sistema semelhante ao que acontece hoje com os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Eles podem pegar o crédito e logo depois precisam pagar em forma de descontos mensais na aposentadoria.
O crédito do Caixa Tem não é consignado. Assim, se o usuário do Auxílio Brasil, faz a solicitação, ele precisa pagar de maneira natural e não em forma de descontos nos pagamentos do benefício do Governo Federal.