Atualize seu cadastro antes de outubro para não perder o Auxílio Brasil

O prazo para atualização do cadastro no CadÚnico é dia 14 de outubro. Caso contrário, é possível ter seu benefício suspenso e posteriormente cancelado. Por isso que hoje, nós vamos dar todas as informações que você precisa para atualizar o seu cadastro.

Sabe-se que o CadÚnico (Cadastro Único) é a porta de entrada para que o beneficiário receba todos os benefícios assistenciais pagos pelo Governo Federal. Sendo assim, é preciso fazer o cadastramento para a inclusão das famílias de baixa renda, e fazer atualização dele a cada 2 anos.

Quais são os prazos para a atualização dos dados no CadÚnico?

Os prazos para atualização das informações no CadÚnico de famílias que estão com cadastro desatualizado deste 2016 ou 2017, são:

14 de outubro: para impedir o bloqueio do Auxílio Brasil;
Dezembro de 2022: para impedir o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica.

Como saber da necessidade de atualização do cadastro no CadÚnico?

Atualização do cadastro para receber Auxílio Brasil – reprodução unsplash

Você pode verificar se é necessário atualizar o cadastro no CadÚnico, utilizando o aplicativo do Cadastro Único, ou através do site.

Fazendo o acesso tanto no aplicativo, quanto no site, é possível ver se a situação está em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, além de informar, o que é necessário para regularizar a situação.

É possível também consultar no extrato de pagamento do Auxílio Brasil, se existem mensagens informativas. No caso da Tarifa Social de Energia Elétrica, as mensagens são efetivadas na conta de energia.

Como fazer a atualização das informações se não houve nenhuma alteração?

Neste caso, é possível realizar a confirmação dos dados utilizando o aplicativo do CadÚnico. Mas cuidado, quando você confirmar todos os dados, de forma que não houve alteração de nenhum, se houver algum cruzamento de dados, e algumas informações não se confirmarem, você terá problemas de bloqueio do benefício, até regularizar a situação.

Como fazer a atualização dos dados no CadÚnico?

Quando a família realiza o cadastro no CadÚnico, ela se compromete a atualizar os dados sempre que houver alterações nas informações, como: morte, nascimento casamento, separação, alteração de endereço, entre outros. Ou ainda, a cada 2 anos.

Assim, o beneficiário deverá comparecer a uma CRAS da cidade, levando junto os seguintes documentos:

Do beneficiário: CPF ou Título de Eleitor. Somente há dispensa destes documentos, famílias de quilombolas e indígenas, que podem apresentar outro documento de identificação.
Das outras pessoas que moram na residência: deverá apresentar, um dos documentos citados na sequência de cada pessoa: CPF, Certidão de Nascimento ou casamento, RANI (Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena), RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.
Comprovante de inscrição no CadÚnico.

Por fim, evite o bloqueio e/ou o cancelamento do seu benefício, atualizando todas as informações para o CadÚnico, até o dia 14 de outubro. Somente dessa forma, é que o Governo Federal poderá avaliar quais benefícios serão possíveis de ser concedidos para cada família solicitante.

Contudo, saiba que além do Auxílio Brasil, existem mais 8 auxílios que você pode receber sob forma de complementação de valores, de acordo com as informações oferecidas no cadastramento.

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