Atenção! Governo pode reter PIS/PASEP

Na próxima semana, um novo calendário do PIS/PASEP terá início a partir do dia 15 de fevereiro. Assim, os depósitos deste ano serão feitos de forma gradual até o dia 28 de dezembro. Dessa forma, os trabalhadores deverão ficar atentos ao calendário para evitar perder o seu abono salarial.

Muitos brasileiros acreditam que podem resgatar o valor do PIS/PASEP a qualquer momento e acabam perdendo o abono salarial. Por outro lado, a verdade é que existe um prazo máximo para o saque e este é de cinco anos. Desse modo, após esse período o saldo que não foi retirado pelo trabalhador, será retido pelo Governo Federal.

Vale ressaltar que, mesmo dentro desse período de cinco anos, o saldo PIS/PASEP também só é liberado em determinadas situações. Por exemplo, o abono salarial só é pago uma vez por ano.

Logo, somente nessa época é que o trabalhador poderá resgatar o benefício. Isto é, tanto para o saldo com base no trabalho contemplado no momento quanto dos valores dos últimos anos. Para saber mais sobre o assunto, confira a seguir.

Abono Salarial PIS/PASEP 2023

O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) contemplará os trabalhadores da iniciativa privada. Dessa forma, eles receberão o abono através da Caixa Econômica. Por outro lado, o abono salarial do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), contemplará os servidores públicos. Assim, os recursos para o benefício serão advindos do Banco do Brasil (BB).

Estima-se que em 2023, aproximadamente 23,6 milhões de trabalhadores receberão o abono salarial. Além disso, espera-se que o valor total da saída de fundos com fim o benefício seja de R$24,4 bilhões.

Vale lembrar que o pagamento do abono salarial do PIS é feito no mês de aniversário do trabalhador. Por outro lado, o PASEP considera o último dígito do número de inscrição no programa. Dessa maneira, é possível saber a data correta do pagamento do benefício.

Calendário do PIS/PASEP 2023

Para os trabalhadores do PIS, o calendário será:

Janeiro: 15 de fevereiro;
Fevereiro: 15 de fevereiro;
Março: 15 de março;
Abril: 15 de março;
Maio: 17 de abril;
Junho: 17 de abril;
Julho: 15 de maio;
Agosto: 15 de maio;
Setembro: 15 de junho;
Outubro: 15 de junho;
Novembro: 17 de julho;
Dezembro: 17 de julho.

Para os servidores públicos, o calendário do pagamento do PASEP será:

Final da inscrição 0: 15 de fevereiro;
Final da inscrição 1: 15 de março;
Final da inscrição 2: 17 de abril;
Final da inscrição 3: 17 de abril;
Final da inscrição 4: 15 de maio;
Final da inscrição 5: 15 de maio;
Final da inscrição 6: 15 de junho;
Final da inscrição 7: 15 de junho;
Final da inscrição 8: 17 de julho.

Um novo calendário do PIS/PASEP terá início a partir do dia 15 de fevereiro – Reprodução AdobeStock

Valor do abono salarial PIS/PASEP

Ao fim de 12 meses contínuos de trabalho em regime de CLT, o trabalhador poderá receber até o valor de um salário mínimo. Ou seja, poderá resgatar R$1.302. Mas, vale lembrar que o abono é gradativo e cumulativo. Assim, o valor do saque dependerá da quantidade de meses trabalhados com carteira assinada.

O post Atenção! Governo pode reter PIS/PASEP apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.