As baterias e as variações de geração energética
De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia 2031, as baterias podem ser utilizadas para evitar a injeção na rede, armazenando o excedente da geração para consumo posterior. Na prática, as variações da geração e do consumo fazem com que seja difícil otimizar o uso da bateria.
As baterias e as variações de geração energética
Em alguns momentos, há muita geração e pouco consumo, carregando a bateria completamente e tendo que exportar para a rede parte da geração. Caso seja aumentada a capacidade da bateria, aumenta-se o custo do sistema, e em muitos momentos a capacidade é subutilizada. Por esse motivo, o dimensionamento não é trivial, explica o Plano Decenal de Expansão de Energia 2031.
Aumento do autoconsumo da micro GD
VPL do investimento em baterias para o aumento do autoconsumo da micro GD de acordo com o preço final da bateria e alternativas de compensação dos créditos de energia injetada na rede. A análise considera diferentes distribuidoras. O Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 destaca que a análise não considera tarifa binômia.
Não há viabilidade econômica para o investimento em baterias
Os resultados mostram que, para os consumidores analisados, só seria viável o investimento em baterias caso houvesse grande redução no preço das baterias. Não se vê viabilidade econômica para o investimento em baterias no horizonte decenal para a aplicação de aumento do autoconsumo da micro GD, destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia 2031.
Aplicação e gestão de consumo com Tarifa A4 – Verde
Desde 1988, consumidores atendidos em alta tensão são submetidos às tarifas horo-sazonais, com diferença entre horário de ponta e fora ponta, informa o Plano Decenal de Expansão de Energia 2031.
Muitos consumidores utilizam geradores a diesel para evitar o consumo no horário de ponta. Em 2015, a EPE estimou entre 7-9 GW de geradores para esse fim (EPE, 2015).
As baterias e o deslocamento do consumo
As baterias também podem ser utilizadas para deslocar o consumo da ponta para fora da ponta. Quanto maior a diferença entre as tarifas, maior a atratividade, pondera o Plano Decenal de Expansão de Energia 2031.
AVPL do investimento em baterias para gestão do consumo com Tarifa A4 Verde de acordo com o preço final da bateria e fatores de carga na ponta. O Plano Decenal de Expansão de Energia 2031 destaca análise para diferentes distribuidoras.
Fator de Carga na Ponta (FCp)
Entendendo o Fator de Carga na Ponta (FCp), esse fator anual é a relação do consumo médio de um consumidor no horário de ponta (MWméd) pela sua demanda máxima no mesmo período (MW). Um baixo FCp indica que a bateria ficaria ociosa na maior parte do tempo, diminuindo a atratividade do investimento.