Aprenda como organizar suas finanças em planilha
Organizar suas finanças em planilha é uma ótima forma de você conseguir ter uma maior visibilidade e, por consequência, maior controle de seus gastos e seus ganhos. Confira aqui no Brasil 123.
Organizar finanças em planilha
Muita gente tem dificuldades e dúvidas quanto a esse assunto, sobre sua importância, como começar e como colocar em prática. Pensando nisso, hoje trouxemos para você muitas informações e dicas para que você aprenda a organizar suas finanças em planilha! Ficou interessado, né? Então vem comigo que eu te conto tudo!
Por que é importante organizar as finanças em planilha?
Muitas vezes, como o corre corre do dia a dia, fica complicado ter uma real noção de quanto gastamos, quanto ganhamos e qual a relação que essas duas coisas estabelecem no nosso orçamento.
Assim, pode ficar muito difícil saber onde estão os maiores gastos, de onde podemos economizar e o que precisamos fazer para poupar dinheiro e melhorar a nossa vida financeira.
Por isso, organizar suas finanças em planilha é fundamental, pois permite que você veja o valor líquido da sua receita, quais são suas despesas recorrentes e como você pode cortar algum gasto para conseguir guardar dinheiro para investir em seus projetos, realizar seus sonhos, como viajar, trocar de carro, por exemplo, e até investir.
E se você pensa que fazer uma planilha para acompanhamento da vida financeira é um bicho de sete cabeças, saiba que isso não é verdade. E vamos te provar, basta você continuar lendo!
Quais os tipos de planilhas de finanças que existem?
Existem muitas formas de você organizar suas finanças em planilha. Afinal, há muitas ferramentas gratuitas disponíveis na internet, não só com planilhas bem simples, como também com algumas bem elaboradas e mais completas.
Desse modo, você pode optar por uma planilha de Excel, por exemplo, que possui uma interface bem simplificada mas também conta com tabelas de cores e outros recursos para você aproveitar. Ou também, você pode baixar pela internet alguns modelos disponibilizados por várias empresas, de forma totalmente gratuita.
Aqui estão algumas sugestões para você pesquisar:
Bovespa;
IDEC;
Além de alguns aplicativos próprios para controle monetário, como:
Monefy;
Gullac;
Organizze;
Guia Bolso.
Ademais, se você prefere uma forma mais tradicional de organizar suas finanças em planilha, saiba que dá perfeitamente para fazer isso com papel e caneta.
Organizar suas finanças em planilha é fundamental, pois permite que você veja o valor líquido da sua receita – Reprodução AdobeStock
Aprenda como organizar suas finanças em planilha:
Não importando a modalidade de planilha que você escolher, no começo pode ser um pouco difícil para você conseguir identificar exatamente quanto ganha e quanto gasta. Sendo assim, o ideal é que você comece de uma maneira bem simples para compreender e não se perder:
Em uma planilha mensal, elenque todas as suas despesas cotidianas, como aluguel, contas de água, luz, telefone, prestações, etc;
Então, em outra página da planilha, comece, de preferência no início do mês, a anotar tudo o que você gastar diariamente. Sejam gastos grandes ou com um café. Se você mora com outras pessoas, combine com elas para que façam o mesmo e, ao final do dia, façam um relatório dos gastos do dia;
No fim do mês, junte todas as despesas, diárias e mensais, e as some;
Analise o valor da receita total de ganhos da sua família e compare com o total e gastos;
Desse modo, você conseguirá identificar quanto está sobrando, quanto você pode economizar e ficará mais fácil prosseguir nos outros meses.
É importante que você se lembre de incluir, nas suas despesas mensais, um valor para poupar e faça isso religiosamente, para ter uma reserva para algum eventual imprevisto.
À medida em que você for aprimorando seu controle, pode ir incluindo outros itens, como metas, investimentos, etc.
Viu como é fácil organizar suas finanças em planilha? Então arregace suas mangas e comece agora mesmo a sua!
O post Aprenda como organizar suas finanças em planilha apareceu primeiro em Brasil123.