Aposentadoria: veja as regras para 2023

Se você está perto de se aposentar, é fundamental que fique atento às novas regras da aposentadoria do INSS para o ano de 2023. Isso porque após a Reforma da Previdência, o Brasil entrou em um processo de transição, que valerá por alguns anos. Ao final, os cidadãos brasileiros precisarão atingir uma idade maior para ter direito ao benefício. As regras ainda levantam polêmica em debates e analistas acreditam que uma nova regra de aposentadoria possa entrar em vigor nos próximos anos.

Por isso, hoje vamos entender as regras de aposentadoria para 2023 e como você poderá solicitar o seu benefício no próximo ano.

As regras da aposentadoria para 2023

Para o próximo ano, por estarmos em período de transição, os níveis de idade e contribuição ficarão maiores. Isso atrasou por alguns anos a aposentadoria de quem estava quase podendo parar de trabalhar quando da aprovação da lei. Contudo, durante o período de transição, todos poderão se aposentar normalmente, tendo acesso aos benefícios do INSS igualmente.

Para 2023, a regra da aposentadoria ficará a mesma para os homens na aposentadoria por idade, que precisarão completas 65 anos para se aposentar. Para as mulheres, será preciso ter 62 anos de idade e 15 anos de contribuição. A partir de 2023, a idade mínima não subirá mais.

No caso da aposentadoria por pontos, a regra será diferente. Isso porque é preciso ter 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, ou 35 anos de contribuição, no caso dos homens. Deve-se, portanto, somar a idade ao número de anos de contribuição. Esses serão os pontos. Para as mulheres, a aposentadoria exigirá 90 pontos, enquanto que os homens precisarão somar 100 pontos. Neste caso, a idade sobe 6 meses a cada ano. Com isso, a idade mínima será de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres em 2031.

Com essas regras cumpridas, os beneficiários poderão solicitar a aposentadoria a qualquer momento.

Novos critérios de aposentadoria em 2023 – Reprodução Canva

Como solicitar meu benefício?

Para solicitar a aposentadoria, o processo é bastante simples e pode ser feito de casa. Atualmente, não é precis comparecer a agências da previdência social, muito menos da Caixa. Tudo é feito automaticamente pelo celular em poucos passos.

Dessa forma, o primeiro passo é baixar o aplicativo do Meu INSS. Ao fazer isso, coloque seu CPF e sua senha. Outra opção é entrar pelo Gov.br. Depois de entrar, clique em “novo pedido” e, posteriormente, selecione “aposentadorias e CTC e pecúlio”.

Após fazer isso, será preciso preencher uma série de documentos. Nesse passo, é fundamental que você tenha todos em mãos e, de preferência, atualizados. Isso porque, depois do preenchimento, o prazo de resposta é de 90 dias. Com isso, enviar os documentos corretos pode ser a chave para ter o benefício aprovado o quanto antes.

Ainda, é possível mencionar o valor da aposentadoria, de acordo com cada modalidade de aposentadoria. Dessa forma, você pode escolher em qual modalidade deseja se aposentar e, com isso, receber o maior valor possível.

O post Aposentadoria: veja as regras para 2023 apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.