Após ficar fora do ar, Pix volta a normalidade

Após vários usuários relatarem problemas com transações via Pix na noite de sexta-feira (3), o Banco Central (BC) informou que o sistema estava instável, mas que a ferramenta voltou ao normal. “Os sistemas do Banco Central do Brasil responsáveis pelo processamento do Pix apresentaram instabilidade entre 20h32 e 21h45. A partir das 21h45 os sistemas voltaram a operar normalmente”, disse o BC em nota.

Pane no Pix

O incidente ocorreu por volta das 20h40 em instituições financeiras como: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Santander, Inter e bancos digitais como Nubank, Next e C6 Bank, entre outros. Além disso, segundo o site Downdetector, que verifica os eventos em sites e aplicativos, várias interrupções bancárias foram registradas simultaneamente, indicando que o problema afetou todo o sistema.

Importante destacar que, o volume de reclamações começou a cair por volta das 21h15 na maioria dos bancos, mas ainda estava bem acima da média. Na página do Banco Central, o pico foi às 21h31, quando foram registradas 246 reclamações em simultâneo.

Adoção do Pix

Lançado oficialmente em 2020 pelo Banco Central, instituição responsável por realizar a pesquisa e criar a nova forma de pagamento, o Pix rapidamente se tornou um dos métodos de pagamento preferidos dos brasileiros. 

Uma das razões para explicar esse rápido crescimento é que o sistema desburocratiza a transferência de fundos para outra conta. Isso porque o dinheiro pode ser transferido para qualquer conta no Brasil a qualquer hora do dia, desde que respeitados os limites de movimentação estabelecidos. 

Regras do Pix em 2023

No início de janeiro, o Banco Central anunciou algumas mudanças no Pix, sistema de pagamentos instantâneos mais utilizado no país. Essas modificações visam melhorar o dia a dia dos usuários e manter o nível de segurança.

Pix Saque e Pix Troco

Os limites de saque via Pix Saque e Pix Troco mudaram. Agora, o limite passa a ser de R$ 3.000 durante o dia e sobe para R$ 1.000 à noite.

Horário noturno

Os bancos agora podem decidir se oferecem diferentes personalizações noturnas para que os clientes possam solicitar limites de transação mais baixos. Anteriormente, o horário permitido era das 20h00 às 06h00, mas as instituições bancárias podem alterar para 22h00 às 06h00.

Ajuste de limite  

Será possível diminuir o limite do Pix, de acordo com que o cliente julgar necessário e seguro, com os bancos sendo obrigados a fazer a alteração imediatamente. No entanto, caso o cliente solicite aumento do limite, o prazo é o mesmo de antes: de 24h a 48h.

O post Após ficar fora do ar, Pix volta a normalidade apareceu primeiro em Brasil123.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.