All Weather: a estratégia de sucesso de Ray Dalio
Se você ainda não ouviu falar de Ray Dalio, está na hora de começar a pesquisar o portfólio All Weather que ele criou. Isso porque o fundo gerido por ele, na Bridgewater, teve retornos positivos em 85% do tempo.
Apesar disso, não é exatamente fácil implementar a estratégia dele, mas é bastante fácil de entender.
O que é a estratégia All Weather
Como o próprio nome diz, a estratégia All Weather busca ganhar dinheiro em todos os climas. Com isso, Ray Dalio divide igualmente o risco da sua carteira, independentemente do momento do mercado.
Para isso, Ray Dalio dividiu o mundo econômico em quatro partes: crescimento da inflação, queda da inflação, crescimento do PIB, queda do PIB. Para cada um desses cenários, o portfólio estará previamente protegido.
Com isso, ele dedica 25% do risco para cada cenário. Veja que ele distribui o risco, não o dinheiro. Por exemplo, se você for investir R$1.000, não quer dizer que você vai colocar R$250 em cada cenário. E é aí que mora a dificuldade.
Como saber o risco de cada ativo? Para isso, precisa-se de uma análise de volatilidade de cada ativo. Então, você vai ver o risco de investir em ações, crédito privado, Tesouro Direto, etc. Para isso, você precisará analisar os índices de risco e volatilidade na internet e colocá-los 25% em cada casinha.
No que investe a estratégia?
A All Weather investe basicamente em cinco ativos distintos, separados de formas distintas. Dessa forma, é importante ressaltar que o retorno acima do mercado não é o que o fundo busca. Ele busca render bons percentuais sempre. Por isso, o fundo rendeu, até hoje, cerca de 8% ao ano. Às vezes ele ultrapassa as bolsas, às vezes ele perde, mas sempre rende no positivo.
Assim, ele investe em empresas sólidas (equities), commodities, crédito privado/debêntures, títulos pré-fixados e títulos indexados à inflação. Trazendo para o Brasil, o portfólio ficaria concentrado em blue chips (grandes empresas da bolsa, como Petrobrás, Itaú, Bradesco, etc), ETF de ouro, petróleo, prata e outras commodities. Além disso, fundos de crédito privado e debêntures de empresas sólidas, Tesouro Pré-fixado e Tesouro IPCA. Com esses títulos, Ray Dalio acredita que você ganhará sempre.
Retornos da estratégia
O fundo com a estratégia All Weather rendeu, como disse anteriormente, cerca de 8% por ano. Mas esse percentual é acima da inflação americana. Em termos brutos isso daria 9% a 12% ao ano, o que são retornos bastante consistentes.
Dessa forma, se compararmos com as estratégias 60/40, o fundo rendeu menos. Essa estratégia 60/40 é a conhecida por dividir 60% do dinheiro em ações e 40% em títulos de renda fixa. Apesar de render menos, quando a bolsa caiu forte, a All Weather resistiu da melhor forma. Por isso, a All Weather é uma estratégia para quem quer segurança, não rendimentos.
Assim, dividir o risco em diferentes cenários dá retornos consistentes para o investidor, de forma que ele consegue se proteger sempre, e de forma antecipada. A estratégia para pessoas físicas é diferente, pois a Asset de Ray Dalio consegue investir em mais de 50 países, algo irreal para investidores comuns. Contudo, segregar o risco de modos diferentes vai ajudar você!