Adiantamento do PIS/PASEP? Entenda o caso
O calendário do PIS/PASEP seguirá seu cronograma normal de pagamentos nessa semana. Isso porque os nascidos em março e em abril receberão o dinheiro no próximo dia 15, quarta-feira. O valor máximo é igual a um salário mínimo, atualmente em R$ 1.302. Contudo, há rumores de que alguns beneficiários podem receber o valor antecipadamente.
Por isso, hoje vamos mostrar o calendário completo do PIS/PASEP, mostrar quem pode receber esse dinheiro e, claro, falar sobre o possível adiantamento do valor.
Quem receberá o PIS/PASEP neste mês?
Como dissemos anteriormente, nem todas as pessoas vão receber o valor do PIS/PASEP em março. Isso porque nem todo mundo se encaixa nas regras. Além disso, quem se encaixa nas regras precisa ter nascido em um mês específico para receber em março. A exceção fica para os funcionários públicos, conforme mostraremos a seguir ao detalhar o calendário.
Em março, recebem o PIS todos os trabalhadores da iniciativa privada que nasceram em março e em abril. O pagamento desse valor acontecerá no dia 15 de março. Vale lembrar que os nascidos em janeiro e fevereiro receberam o dinheiro no dia 15 de fevereiro. Contudo, quem não é nascido em março e em abril pode receber, desde que seja funcionário público. Isso porque o funcionalismo, que recebe o PASEP, receberá no dia 15 de março também. Contudo, neste caso, o valor é pago apenas para quem tem o NIS terminado em 1. Neste mês, esse será o único grupo de funcionários públicos recebendo o PIS/PASEP.
As consultas ao valor e à data de pagamento do abono salarial pode ser feito pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, informando o CPF. Além disso, os trabalhadores também podem ver pelo portal do Governo Federal ou através da Central de Atendimento do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158.
Para ter direito ao dinheiro, o trabalhador precisa cumprir três regras:
Trabalhador que recebeu até dois salários mínimos, em média por mês, no ano de 2021 (ano-base de 2023);
Trabalhou por 30 dias, ou mais, com carteira assinada no ano-base (2021);
Teve seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e estão cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.
Reprodução AdobeStock
O adiantamento do abono salarial
Recentemente, alguns rumores começaram a correr nos noticiários falando sobre o adiantamento do PIS/PASEP. Na prática, os trabalhadores que receberiam apenas no final do calendário poderia pegar o dinheiro de forma antecipada para aliviar o bolso o quanto antes.
Contudo, os rumores são apenas boatos até agora. Isso porque o Governo Federal não anunciou nenhuma nova regra que permita o adiantamento do PIS/PASEP, nem sob condições específicas. Por isso, a orientação de especialistas é esperar o calendário vigente e evitar cair em golpes que falem desse valor.
O post Adiantamento do PIS/PASEP? Entenda o caso apareceu primeiro em Brasil123.