Acidente de trabalho: o que a empresa deve fazer?

Em caso de acidente de trabalho, você sabe o que a empresa deve fazer?

Hoje, vamos falar sobre um tema muito importante tanto para os funcionários, quanto para a empresa: acidente de trabalho.

Afinal de contas, qualquer pessoa pode sofrer um acidente dentro do ambiente de trabalho, ou até mesmo durante o percurso até chegar ao serviço.

Vale dizer que, atualmente, as empresas estão mais atentas a esse tipo de situação, buscando manter os funcionários sempre bem equipados, e com os treinamentos em dia.

Assim, é possível prevenir a maior parte dos acidentes de trabalho. Contudo, mesmo que a empresa tome todos os cuidados possível, ainda assim os acidentes podem acontecer.

Então, continue aqui, e confira o que a empresa deve fazer em casos de acidente de trabalho.

Saiba o que é considerado como acidente de trabalho

Primeiramente, você precisa saber que acidente de trabalho são todas as situações nas quais o funcionário, por algum motivo, causou uma lesão que afeta, de forma significativa, seus movimentos.

Mas vale frisar que pode ser desde uma lesão leve até algo grave. Aliás, o falecimento também entra como acidente de trabalho.

A lesão que, normalmente, impede o colaborador de exercer suas funções, deve ocorrer durante a sua jornada de trabalho, ou seja, não necessariamente dentro do local de trabalho.

É preciso ter em mente, que os acidentes de trabalho costumam acontecer devido a situações que não foram resolvidas com antecedência, ou que passaram despercebidas pelo funcionário.

Para entender melhor, vamos a dois exemplos: se um funcionário distraído, escorrega no chão que está molhado e se machuca, ou ainda uma cadeira que precisava de reparo quebra durante o uso de um colaborador, ambos são vistos como acidentes de trabalho.

Vale lembrar que não são apenas as quedas que entram como acidentes de trabalho, mas também a exposição a ambientes perigosos de trabalho, como o manuseio de substâncias químicas, por exemplo.

Por se tratar de um assunto sério, as empresas precisam saber se posicionar, e conhecer quais ações tomar para não sair prejudicada, e nem prejudicar ainda mais a saúde de seu colaborador que sofreu o acidente de trabalho.

Em casos de acidente de trabalho, o que a empresa deve fazer?

As empresas precisam se organizar, para terem sempre à disposição, um kit de primeiros socorros. Assim, poderá prestar os atendimentos iniciais sempre que necessário aos colaboradores que precisam, caso tenham se machucado durante o expediente.

Se a empresa for grande, e os serviços exigirem mais esforços dos colaboradores, é interesse ter à disposição um setor de enfermagem capaz de prestar atendimento em situações mais graves.

Mas não basta apenas ajudar o funcionário que sofreu acidente, é necessário tomar algumas ações. As principais delas são:

Comunicar o setor interno e responsável por aquele funcionário, sobre o acidente que ocorreu;
Verificar como está o quadro de funcionários naquele setor;
Emitir o CAT – Comunicado de Acidente de Trabalho;
Prestar suporte ao funcionário durante e após o acidente

É bom reforçar que, se for necessário encaminhar o colaborador para o hospital, a empresa terá que fornecer o transporte.

Conheça os direitos do trabalhador

Todos os trabalhadores que se acidentam durante o trabalho, ou no trajeto, têm os seus direitos garantidos por lei.

Inclusive, se for constatada alguma doença devido às condições de trabalho, o colaborador também pode buscar pelos seus direitos. Veja abaixo quais são esses direitos:

Auxílio Doença ou Auxílio Acidente;
Afastamento de suas atividades laborais;
Estabilidade de 12 meses, após o retorno às suas funções na empresa;
Caso o acidente seja grave e torne a pessoa inválida, ela poderá se aposentar pelo INSS;
Em situações de falecimento do colaborador devido ao acidente, a família recebe uma pensão.

Descubra como evitar acidentes no trabalho

Existem algumas formas de prevenir acidentes no trabalho. A primeira delas, é garantir que os funcionários tenham os equipamentos adequados para exercer suas funções.

Mas, além dos equipamentos, é importante que eles tenham treinamentos sobre a maneira correta de usá-los também.

Outro ponto importante é estar atento ao ambiente de trabalho, e aos possíveis riscos à saúde que ele pode oferecer ao trabalhador.

Com isso, o empregador terá a possibilidade de evitar os acidentes através de práticas de prevenção como, por exemplo, através de campanhas ou adquirindo equipamentos novos.

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