Juros compostos: Saiba usá-los para enriquecer
O juro composto quase não é valorizado no mercado, mas pode gerar lucros significativos se souber como investir
O ato de investir, no geral, leva tempo e paciência. Afinal de contas, esse mercado é variado, pode gerar lucros, como pode gerar inúmeros prejuízos. Entretanto, quando se busca sempre o conhecimento de diversas outras alternativas de investimento, é possível alcançar resultados incríveis. O juro composto, por exemplo, ao ser estudado e investido mais a fundo, pode levar o investidor a ficar rico.
O que são os juros compostos?
Os juros compostos são de constantes recorrências dentro das relações comerciais, como:
- Compras parceladas;
- Investimentos;
- Empréstimos;
- Atraso de contas;
Dentro do mercado de investimento, os juros compostos também existem. No entanto, diferente de um atraso de contas, ele está ali para acrescentar determinados valores, mesmo que mínimos, em rendimentos anteriores.
Imaginando que um investidor foi capaz de aplicar cerca de 100 reais em um fundo de investimento que rende apenas 1% ao mês.
O valor obtido após 1 mês, será de 101 reais. Após dois meses, esse valor passa a ser 102,01 reais.
Neste caso, quanto maior o tempo que o valor permanecer investido, sem nenhuma movimentação, o crescimento mensal pode acelerar o capital daquele investimento.
É considerado um investimento viável?
Para investidores que precisam e desejam ver resultados imediatos, o investimento em juros compostos é considerado inviável.
Isso porque, seriam anos e mais anos de espera até que aquele determinado valor alcance uma rentabilidade esperada ou considerada atrativa.
No entanto, para investidores pacientes, a volatilidade gerada pelos conhecidos “juros sobre juros” pode acarretar no acúmulo de milhões em investimento.
O primeiro milhão em juros compostos é o mais difícil
Para um investidor que se arriscou com a volatilidade do mercado e fez um investimento considerado de risco, esperar pela chegada de 1 milhão em juros compostos pode ser frustrante.
Isso porque, sentimentos como ansiedade e estresse de investimento podem surgir ao longo dos anos. Principalmente se, após 1 ano, o investimento não passar de 10 mil reais.
Muitos desistem desse tipo de investimento. Garantem que a espera não vale o risco, muito menos o valor, acabam retirando o dinheiro e investindo em outros tipos de ativos.
Entretanto, para aqueles que se dispõem a continuar, após passar pelo primeiro ano, os outros se tornam mais fáceis.
A chegada ao primeiro milhão, através de investimento em juros compostos, é realmente considerado difícil. No entanto, ao passar por essa fase, o segundo torna- se mais fácil.
É realmente possível enriquecer com juros compostos?
A resposta é sim. Nesse tipo de investimento, grande vantagem dos juros compostos está na forma como age dentro de uma estratégia de investimento.
Exemplo, 5 reais em um primeiro mês é considerado pouco. Entretanto, seu rendimento no mês seguinte pode ser 6,1 reais.
Percebe-se que esse valor se mantenha crescendo constantemente. Quanto mais o investidor possui, mais rapidamente é possível alcançar um resultado.
No entanto, o que gera muitos investidores a descartarem a possibilidade de enriquecer com o juro composto, é o quanto tempo leva para realmente alcançar um resultado.
Afinal, a depender da volatilidade do mercado, os valores alcançados podem ser demorados e inesperados.