Auxílio Brasil: O que sabemos sobre esse novo benefício
O Auxílio Brasil é considerado uma rápida substituição do Bolsa Família, mas será que funciona da mesma maneira?
O Bolsa Família é um benefício que tem ajudado as famílias carentes do Brasil a muitos anos. Todos os anos sofre algumas alterações, principalmente com relação aos valores. No entanto, recentemente foi anunciado um considerado “novo Bolsa Família” denominado Auxílio Brasil. Mas será que é uma substituição ou um novo benefício? Descubra abaixo.
O que é o novo Bolsa Família (Auxílio Brasil)?
O Auxílio Brasil é um novo programa de assistência desenvolvido pelo governo de Jair Bolsonaro. Seu governo espera que essa substituição possa causar uma identidade na área social e substituir o Bolsa Família criado durante o governo Lula.
Quando esse novo auxílio começa a valer?
Apesar de ainda não ter sido aprovado, pois o governo ainda precisa assegurar os recursos, o Auxílio Brasil garante pagar mais que o Bolsa Família.
Ao que se sabe, o governo Jair Bolsonaro afirma que o pagamento do novo Bolsa Família pode começar a ser feito no mês de novembro.
Isso porque, o Auxílio Emergencial que também estava sendo distribuído através do Bolsa Família, não deixa de ser pago no mês de novembro.
De onde virão os recursos que garantem o pagamento do Auxílio Brasil?
De acordo com notas do governo, existe uma estratégia para que o pagamento dessas parcelas seja feito corretamente. Os recursos virão de possíveis aprovações que planejam fazer ao realizar reformas no imposto de renda.
Neste caso, o governo deseja utilizar os recursos obtidos do IR, como a cobrança de lucros e dividendos. Dessa maneira, eles podem sustentar o Auxílio Brasil sem danos econômicos.
O Bolsa Família deixa de existir durante o pagamento desse auxílio?
A proposta principal é realizar a substituição completa do Bolsa Família. As famílias cadastradas neste benefício passarão a fazer parte do novo auxílio. Sendo assim, o Bolsa Família será revogado assim que o auxílio começar a ser pago.
Além disso, os valores referentes ao Bolsa Família serão cancelados. Passando a ser pagos novos valores considerados maiores.
De acordo com João Roma, atual Ministro da Cidadania, esse novo auxílio conta com um reajuste de 20% com relação ao Bolsa Família. Entretanto, garante que famílias que estão classificadas como famílias em extrema pobreza, terão garantia do valor mínimo de R $400,00 do Auxílio Brasil.
A implementação do auxílio no Brasil pode afetar a economia brasileira?
De acordo com o deputado federal Hugo Mota, a implementação de um novo auxílio pode criar um espaço orçamentário de R$ 8 bilhões. Podendo ser um valor usado também para gastos de interesse do governo.
Além disso, na sexta-feira (22), o Ministro Paulo Guedes minimizou os impactos referentes à implementação do auxílio no Brasil.
Em sua entrevista coletiva, Paulo Guedes garantiu que essas mudanças serão consideradas significativas para o país. Podendo alcançar mudanças de 17,5% para 18,5% do PIB em despesas.
Além disso, o ministro também foi capaz de afirmar que a inflação está subindo em uma escala global. O Brasil, com ou sem a implantação do Auxílio Brasil, deve acompanhar e exercer seu papel na definição dessas taxas.