Rentabilidade real: A importância desse tipo de investimento
A rentabilidade real está comumente relacionada com aplicações financeiras, sendo também considerada um investimento.
Muitas pessoas podem não saber, mas estão investindo em rentabilidade real. Isso porque, esse tipo de investimento pode ser encontrado em vários tipos de aplicações referentes ao mercado de inflação. Pode parecer um investimento difícil de entender e aplicar, mas é de natureza simples. Leia o artigo abaixo e entenda um pouco mais sobre esse tipo de investimento.
Saiba o que é a rentabilidade real
Dentro de qualquer aplicação ou investimento irá existir a rentabilidade real. Ela, no entanto, nada mais é do que o tipo de ganho referente a essas aplicações.
Ao subtrair a inflações e impostos referente a uma aplicação, o lucro verdadeiro passa a ser a rentabilidade real daquela aplicação.
Apesar de existir em todos os tipos de aplicações, essa rentabilidade não costuma ser mostrada. Muito pelo contrário, instituições e corretoras costumam revelar apenas a rentabilidade nominal dos ativos aplicados.
Rentabilidade nominal está ligado com a rentabilidade real?
Dentro de um investimento ou aplicação, a rentabilidade nominal irá demonstrar apenas o valor bruto daquela ação, ou seja, sem descontar as informações como:
- Inflação;
- Custos;
- Impostos.
Esse tipo de rentabilidade esconde valores reais perdidos ou ganhos devido à inflação aplicada no investimento. Por essa razão, a rentabilidade real é considerada de suma importância.
Um investidor interessado em saber suas verdadeiras perdas e ganhos, procura de todas as formas entender qual foi a rentabilidade real de seu investimento.
Dessa forma, ele consegue observar se suas aplicações renderam acima ou abaixo da inflação.
Inflações influentes na rentabilidade dos investimentos
A inflação deve ser fortemente considerada no momento de análise de rendimentos. Isso porque, pode gerar severas interferências no poder de compra do investidor.
Quando o valor da inflação está alto, significa que os preços referentes aos produtos também estão altos.
Neste caso, o investidor irá precisar de muito mais dinheiro para comprar uma mesma quantidade de ações. Entretanto, isso pode ser evitado se a rentabilidade real for avaliada dentro de uma aplicação.
Investidores devem sempre analisar a inflação durante os anos, afinal, um investimento de sucesso depende bastante dela.
Por isso, a inflação é de grande influência para que um investimento alcance uma boa rentabilidade e não seja uma perda total.
Você sabe calcular a rentabilidade de seus investimentos?
Calcular a rentabilidade real de um investimento ou aplicação pode não ser assim tão simples. No entanto, é de suma importância para saber a relevância do investimento realizado. O cálculo da rentabilidade mais utilizado é:
- Rentabilidade real = {[(1 + rentabilidade bruta / 100) / (1 + inflação / 100)] -1} x 100
Vamos a um exemplo bem prático de como esse cálculo realmente funciona dentro de uma aplicação.
- Rentabilidade: 10
- Inflação: 6,8
Ao transformar nossa rentabilidade em um número líquido (10 / 100) temos o valor de 0,1 representando a rentabilidade.
Faremos com a inflação o mesmo processo (6,8 /100), o que nos dá um valor de 0,0688.
Em seguida, somaremos todos esses valores a 1, para termos rentabilidade de 1,1 e inflação de 1,0688.
Ao realizar uma divisão entre a rentabilidade líquida e a inflação, esse valor passa a ser 1,0291. No entanto, é necessário subtrair o 1 adicionado e o valor passa a ser 0,0291.
Para finalizar esse cálculo deve-se multiplicar esse último resultado por 100 e o resultado final (2,91%) é o resultado da rentabilidade real da aplicação.