Certificações do mercado financeiro: saiba mais!
Se você é apaixonado por mercado financeiro e quer trabalhar nesse meio com especialização, você precisa conhecer as certificações de mercado financeiro.
As opções são inúmeras e não cabem apenas em um post. Por aqui, falaremos das principais.
Como anda o mercado?
O mercado está sedento por pessoas com certificações de mercado financeiro. Profissionais com essas certificações são altamente requisitados e ganham bons salários, que vêm acompanhados com muitos benefícios.
Dessa forma, grandes bancos, como BTG Pactual, Itaú, Bradesco, e grandes corretoras, como XP, Rico, Warren e outras, procuram profissionais para atuar nas mais diversas áreas do mercado e, como a concorrência é grande, tem gente pagando bem.
Por isso, se você quer trabalhar nessa área, certificações como o CPA-20, CEA, CFP, CGA e CNPI podem ajudar você a dar uma boa alavancada na carreira.
Abaixo, falaremos dessas certificações, separadas por áreas.
Atuação direta com investidores
Se você quer atender seus clientes, montar carteiras de investimentos personalizadas para cada caso e realizar o sonhos de seus clientes, dentre as certificações, as mais indicadas são o CPA-20, o CEA e o CFP.
O CPA-20 é para quem quer atender clientes que tomarão a decisão de forma autônoma. Basicamente, o profissional com essa certificação explica o que é cada produto, mostra o mercado no momento, as expectativas e redireciona ao cliente os melhores fundos para ele. Apesar disso, esse profissional não pode indicar produtos diretamente.
Por outro lado, o CEA é como se fosse um “super CPA-20”. Ele também mostra produtos, cria cenários e vê caso a caso. No final das contas, o profissional com essa certificação pode indicar produtos específicos a seus clientes, de modo a influenciar a decisão deles.
Contudo, o CFP vai além disso. Ele pega toda a vida financeira do cliente, desde contas, salário, contas de banco, tudo, e faz um panorama geral da vida do cliente. Dessa forma, ele consegue mapear os principais ralos de dinheiro da vida das pessoas e pode atuar em outras áreas que não os investimentos.
Mesmo que seja bacana, esses profissionais tem uma importância enorme na vida das pessoas. Por isso, a ética e o conhecimento serão parte do dia a dia do profissional. Quanto mais ético e mais conhecimento tiver, mais você se destaca.
Quer ser gestor de fundo de investimento? Tem também!
Dentro das certificações do mercado financeiro, o CGA é para quem quer gerir fundos de investimentos.
Por isso, esse profissional pega o dinheiro dos investidores e monta um fundo de investimentos de acordo com uma política pré definida. Por isso, esse profissional tem que ter alto conhecimento de mercado financeiro e estar sempre atento à realidade da economia.
É uma certificação bastante difícil de ser conquistada, dado que a taxa de aprovação é baixa. Contudo, os profissionais CGA são muito bem pagos e têm muitas (muitas!) oportunidades no mercado.
Para analisar ações
Agora, se você quer analisar ações listadas em bolsa, das certificações do mercado financeiro, a CNPI é para você!
Apesar disso, é mais uma prova bastante difícil e com bastante conteúdo. Contudo, esses profissionais têm oportunidades no Brasil e no mundo, que vem com uma remuneração bastante satisfatória.
De qualquer forma, os profissionais com todas essas certificações estão em falta no mercado e empresas estão disputando essas pessoas. Fique ligado!