Certificações do mercado financeiro: saiba mais!

Se você é apaixonado por mercado financeiro e quer trabalhar nesse meio com especialização, você precisa conhecer as certificações de mercado financeiro.

As opções são inúmeras e não cabem apenas em um post. Por aqui, falaremos das principais.

Como anda o mercado?

O mercado está sedento por pessoas com certificações de mercado financeiro. Profissionais com essas certificações são altamente requisitados e ganham bons salários, que vêm acompanhados com muitos benefícios.

Dessa forma, grandes bancos, como BTG Pactual, Itaú, Bradesco, e grandes corretoras, como XP, Rico, Warren e outras, procuram profissionais para atuar nas mais diversas áreas do mercado e, como a concorrência é grande, tem gente pagando bem.

Por isso, se você quer trabalhar nessa área, certificações como o CPA-20, CEA, CFP, CGA e CNPI podem ajudar você a dar uma boa alavancada na carreira.

Abaixo, falaremos dessas certificações, separadas por áreas.

certificações mercado financeiro
Foto: Pavel Dalyuk – Pexels

Atuação direta com investidores

Se você quer atender seus clientes, montar carteiras de investimentos personalizadas para cada caso e realizar o sonhos de seus clientes, dentre as certificações, as mais indicadas são o CPA-20, o CEA e o CFP.

O CPA-20 é para quem quer atender clientes que tomarão a decisão de forma autônoma. Basicamente, o profissional com essa certificação explica o que é cada produto, mostra o mercado no momento, as expectativas e redireciona ao cliente os melhores fundos para ele. Apesar disso, esse profissional não pode indicar produtos diretamente.

Por outro lado, o CEA é como se fosse um “super CPA-20”. Ele também mostra produtos, cria cenários e vê caso a caso. No final das contas, o profissional com essa certificação pode indicar produtos específicos a seus clientes, de modo a influenciar a decisão deles.

Contudo, o CFP vai além disso. Ele pega toda a vida financeira do cliente, desde contas, salário, contas de banco, tudo, e faz um panorama geral da vida do cliente. Dessa forma, ele consegue mapear os principais ralos de dinheiro da vida das pessoas e pode atuar em outras áreas que não os investimentos.

Mesmo que seja bacana, esses profissionais tem uma importância enorme na vida das pessoas. Por isso, a ética e o conhecimento serão parte do dia a dia do profissional. Quanto mais ético e mais conhecimento tiver, mais você se destaca.

Quer ser gestor de fundo de investimento? Tem também!

Dentro das certificações do mercado financeiro, o CGA é para quem quer gerir fundos de investimentos.

Por isso, esse profissional pega o dinheiro dos investidores e monta um fundo de investimentos de acordo com uma política pré definida. Por isso, esse profissional tem que ter alto conhecimento de mercado financeiro e estar sempre atento à realidade da economia.

É uma certificação bastante difícil de ser conquistada, dado que a taxa de aprovação é baixa. Contudo, os profissionais CGA são muito bem pagos e têm muitas (muitas!) oportunidades no mercado.

Para analisar ações

Agora, se você quer analisar ações listadas em bolsa, das certificações do mercado financeiro, a CNPI é para você!

Apesar disso, é mais uma prova bastante difícil e com bastante conteúdo. Contudo, esses profissionais têm oportunidades no Brasil e no mundo, que vem com uma remuneração bastante satisfatória.

De qualquer forma, os profissionais com todas essas certificações estão em falta no mercado e empresas estão disputando essas pessoas. Fique ligado!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.