Dólar alto: saiba onde investir para ter melhores retornos!
A alta do dólar, principalmente ligada à segurança da moeda, é uma realidade desde o início da pandemia.
As sucessivas instabilidades econômicas causadas pela crise sanitária fez com que os investidores recorressem à moeda como medida de proteção ao patrimônio.
Apesar disso, é possível ganhar com a alta do dólar nos seus investimentos.
Bolsa de Valores
Através da compra de ações ligadas à Bolsa, é possível expor o dinheiro ao dólar.
Para isso, o investidor deve buscar ter em carteira empresas voltadas ao setor externo, como Weg (WEGE3), Klabin (KLBN), entre outras.
Dessa forma, o investidor ganhará tanto em valorização do ativo (pelas perspectivas de lucros maiores) quanto no recebimento de proventos.
Empresas dolarizadas têm lucros maiores em tempos de alta do câmbio e são excelente medida de hedge.
Outros ativos
Além das empresas com ganhos em dólar, é possível que o investir se exponha aos Brazilian Depositary Receipt, os BDR.
Esses papéis são recibos de empresas listadas fora do Brasil e têm seu preço atrelado à valorização do ativo no mercado externo e também à flutuação do dólar.
Por isso, se proteger com BDR também é uma excelente forma de diversificar os investimentos no mercado externo. Especialistas afirmam que investir apenas no mercado brasileiro aumenta o risco dos investimentos.
Nessa modalidade, o investidor pode se expor a grandes empresas internacionais, como Google, Apple, Tesla, Microsoft, Facebook, entre outras.
Apesar disso, analistas afirmam que investir nessas empresas dificulta um aumento expressivo do patrimônio ao longo do tempo, já que são empresas consolidadas.
Por essa baixa volatilidade, os BDR podem aparecer também como uma estratégia de hedge.
Títulos da dívida
Além dos ativos listados em bolsa, investir em títulos da dívida americana pode representar retornos maiores (e em dólar) ao investidor.
Dessa forma, além de o investidor ganhar os juros e rendimentos normais a esse tipo de investimento, a alta do dólar pode potencializar os ganhos. Porém, isso é um pouco mais complicado de calcular.
Assim, o investidor poderia, por exemplo, investir no título da dívida e, apesar de ganhar em dólar, perder em reais com uma possível desvalorização do dólar.
Investir em títulos da dívida americana é possível através de corretoras de valores.
A cotação
O dólar, que se aproximou do patamar dos R$6 no início do ano, está estabilizando em patamares em torno do valor de R$5.
Analistas da Goldman Sachs já preveem que a moeda pode baixar ainda mais durante o ano, principalmente com a retomada da economia. Além disso, em entrevista ao Valor Econômico, Caesar Maasry, chefe da área de mercados emergentes e investimentos globais da instituição, disse que o real pode apresentar rendimentos maiores que moedas de outros países emergentes.
Por isso, essa análise supõe que seja uma boa ideia investir em ativos brasileiros. Com a moeda desvalorizada, os ativos listados também apresentam descontos, principalmente após as sucessivas quedas dos dois últimos meses.