Grupo Anonymous invade site e ameaça Bolsonaro
Na tarde desta segunda-feira (6), o grupo de hackers Anonymous invadiu o site da empresa FIB Bank e lançou um vídeo ameaçando o presidente Jair Bolsonaro.
Ainda não se tem confirmação sobre a veracidade do vídeo, mas o fato tem alta relevância nas redes sociais, alcançado os Trending Topics do Twitter em menos de 30 minutos.
Quem é Anonymous?
Anonymous é um grupo cibernético que, através de ataques a sistemas e sites, lança seus protestos. O grupo é um coletivo hacker que se autointitula como “ativistas da liberdade digital”.
O grupo é conhecido, além de outros ataques, pelo ataque cibernético que fechou milhares de contas de pessoas ligadas a grupos terroristas, incluindo o Estado Islâmico.
Além disso, o coletivo não tem rostos conhecidos, nem líderes declarados. Internamente, todos se tratam em par de igualdade e as decisões são tomadas coletivamente, através de canais fechados na internet, segundo algumas investigações ainda não esclarecedoras.
FIB Bank
A empresa FIB Bank é uma seguradora não autorizada pelo Banco Central para atuar no Brasil. Apesar disso, a empresa atuou como garantidora no contrato do Governo Federal com a Precisa Medicamentos, no valor de R$80,7 milhões.
O diretor da empresa, Roberto Pereira Ramos Júnior, depôs à CPI da Covid no dia 25 de agosto e ficou marcado por um discurso controverso.
Na ocasião, ele alegou que a empresa é uma seguradora de pequeno porte. Porém, ao ser questionado sobre o capital social da empresa, declarou um valor de R$7,5 bilhões.
A informação levantou questionamentos fervorosos da bancada da CPI, mas não obteve respostas satisfatórias. Veja aqui o depoimento completo.
As manifestações
O grupo Anonymous lançou o vídeo em data próxima aos manifestos marcados para o dia 7 de setembro.
A data, que marca a independência do Brasil, também será palco de protesto contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro.
No vídeo, Anonymous ressalta a baixa aprovação do governo, decorrente de “atrocidades”, como o grupo se refere às medidas do Governo Federal.
Além disso, o grupo questiona a desconfiança do presidente em relação às urnas eletrônicas e compara Jair Bolsonaro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Por isso, acredita-se que o fato seja verídico, dado que o grupo também lançou vídeos ameaçando o ex-presidente americano, além de vários outros ataques que puseram em xeque diversos líderes mundiais, incluindo grupos terroristas.
Opinião
Os protestos marcam a consequência de uma polarização que paira pelo país. Bolsonaro levantou, recentemente, questionamentos sobre os meios democráticos do Brasil.
Além disso, o desfile militar em Brasília foi mal visto por diversas entidades e por líderes na Câmara de Deputados e no Senado Federal.
Apesar disso, o presidente ainda conta com uma base fiel que o apoia e faz campanha para sua reeleição.
Ao afirmar que “o povo merece poder e não um coturno em sua cara”, o grupo Anonymous expõe sua total oposição ao governo brasileiro e acende um alerta internacional sobre a fraca demoracia do país.