Parcelamento de Dívida ativa vale mesmo a pena?
O parcelamento de dívida ativa é uma das opções necessárias para evitar a perda de bens e restrições de crédito
Quando existe a chance de perder todos os bens devido a um débito que se estendeu por muito tempo, o parcelamento de dívida ativa pode vir a ser uma opção. Muitas pessoas acreditam que seja uma opção que vale a pena, afinal, a dívida toda será totalmente renegociada em valores a serem pagos mensalmente. Mas será que vale mesmo a pena?
O que é o parcelamento de dívida ativa?
O parcelamento da dívida ativa tem o intuito de ajudar as pessoas que possuem grandes dívidas pendentes.
Ao realizar uma renegociação e pagamento em forma de parcela, é evitado restrições referente a crédito ou perda de bens do devedor.
Esse programa de parcelamento de dívida ativa é oferecido todos os anos pela União, com a intenção de resgatar ao menos parte do valor a ser pago em impostos regulares.
Saiba como fazer o parcelamento de dívida ativa
Esse parcelamento é oferecido de forma anual pelos governos, através de programas que oferecem o parcelamento para quitar essas dívidas.
Entretanto, não é uma ação que costuma acontecer em todos os estados ou municípios do país.
Para quem possui dívidas ativas que está interessado em quitar, é sempre muito importante ficar atento aos prazos estabelecidos por órgãos públicos de cada estado.
Existem outras formas de pagar uma dividia ativa?
Os programas de pagamento de dívida ativa oferecidos pelo governo de cada estado oferecem boas opções de pagamento.
Além do parcelamento de dívida ativa, o devedor também pode escolher fazer o pagamento à vista.
Para esse tipo de pagamento, geralmente são oferecidos tipos diferentes de desconto, a depender do valor e tipo de dívida que está sendo paga.
Os descontos são considerados deliberadamente expressivos, sendo oferecidos descontos de até 90% sobre o valor dos débitos.
Em caso de multas, o valor referente ao desconto, pode chegar a 50%. Em ambas as formas de pagamento esses descontos são válidos.
Vale mesmo a pena parcelar uma dívida ativa?
Para um devedor que não possui outra forma de quitar a dívida que se estendeu por muito tempo, talvez o parcelamento de dívida ativa seja uma boa opção.
Afinal, a depender da forma de pagamento, são oferecidos descontos de valores consideráveis.
No entanto, é sempre importante avaliar todos os ângulos. Apesar dos descontos, na hora de parcelar, a duração pode não ser satisfatória.
Isso porque, os prazos para pagamento de todas as parcelas são bastante curtos, comparados a outras formas de parcelamento.
Normalmente, os prazos para que o devedor quite suas dívidas parcelas não se estendem por mais que 2 meses de duração.
O que acaba gerando desvantagem para quem realmente deseja quitar a dívida, no entanto, não possui condições de realizar o pagamento todo nesse curto período.
Nesses casos, outra alternativa é buscar por novas linhas de crédito que parcelem a dívida e garantam prazos maiores para pagamento do parcelamento da dívida ativa.