Cooperativas de crédito: Entenda como funcionam
Cooperativas de crédito estão alcançando um lugar de destaque dentro das finanças pessoais de muitos brasileiros
Ao se pensar em empréstimo, é comum que as pessoas lembrem unicamente de bancos ou financeiras que oferecem esses serviços. No entanto, o mercado de finanças está se expandindo cada vez mais e criando redes e linhas relacionadas a finanças pessoais, como é o caso das cooperativas de crédito.
O que são as cooperativas de crédito?
As cooperativas de crédito também são conhecidas como cooperativas financeiras.
Sua principal responsabilidade é a prestação de serviços financeiros destinada a seus próprios membros, ou seja, usuários e donos.
Sendo assim, esse tipo de financeira não funciona como outra empresa convencional que oferece serviços para todos os tipos de pessoas.
A natureza jurídica de uma cooperativa é própria. Sendo assim, todo e qualquer membro envolvido com essa cooperativa participa em seu capital.
Neste caso, o objetivo da empresa não é focar em lucros, mas, sim, em todo o lado social envolvido na empresa.
Nas cooperativas de crédito são oferecidos todos e quaisquer serviços encontrados em instituições financeiras:
- Cartão de crédito;
- Conta corrente;
- Empréstimos;
- Financiamentos;
- Aplicações;
Quais os tipos de cooperativas de crédito que existem?
As cooperativas de crédito podem ser encontradas em todos os lugares, existem muitas delas atuando de diferentes formas.
No entanto, cada uma exerce uma função diferente no ramo dos negócios. Quem busca por essas cooperativas deve saber exatamente o que procura, pois pode encontrar:
Cooperativas de microempreendedores, pequenas e microempresas
Esse tipo de cooperativa é mais voltada a pessoas que atuam na área do comércio, indústrias e prestadoras de serviço.
No entanto, existe outro tipo que pode se encaixar neste mesmo grupo, é a cooperativa de livre admissão que funciona basicamente da mesma forma.
Central de crédito
Em uma cooperativa de central de crédito são atendidos clientes que estão envolvidos em algum tipo de associação.
Cooperativa de Crédito rural
São tipos de empresas destinadas apenas a trabalhadores rurais ou empresas ruralistas, colônias de pescadores e extrativistas.
Ou seja, todos os serviços oferecidos são destinados a esse perfil de pessoas e empresas que desejam acesso ao crédito agroindustrial.
Vale a pena optar pelas cooperativas de crédito?
Existem muitas vantagens em se optar pelas cooperativas de crédito e não por uma prestadora de serviços financeiro comum. Algumas dessas vantagens são:
Taxas super baixas
Esses tipos de empresa estão no topo quando se trata de juros e taxas. Suas taxas são consideradas uma das mais baixas do mercado.
Além disso, diferente de bancos e agências tradicionais, as condições de pagamento são diferentes e vantajosas.
Atendimento personalizado
Para aqueles que se tornam sócios das cooperativas de crédito, são oferecidos serviços diferenciados de atendimento.
Isso porque, todo e qualquer sócio de uma cooperativa, são considerados donos do negócio. Sendo assim, a contratação dos serviços pode ser feita sem nenhum tipo de deslocamento.
Desenvolvimento regional
A grande vantagem de se associar a cooperativas de crédito é que a grande maioria não se localizam apenas em grandes centros e metrópoles.
Muito pelo contrário, muitas dessas agências podem ser encontradas em regiões e cidades mais afastadas e isoladas, facilitando a comunicação.