Bancos Digitais x Tradicionais: Qual a melhor escolha?
Bancos Digitais e Tradicionais possuem algumas importantes diferenças entre eles e ambos podem ser boas escolhas
Os bancos digitais estão se tornando tão importantes quanto os bancos tradicionais. Cada um possui suas peculiaridades, mas isso não difere do que são: agências bancárias que visam facilitar a vida financeira de seus clientes e investidores.
O que são bancos digitais e tradicionais?
Bancos digitais e tradicionais atuam com a mesma finalidade de prestação de serviços bancários a seus clientes. Ambos podem oferecer todos os tipos de:
- Cartões;
- Empréstimos;
- Portabilidades;
- Serviços de investimentos e mais.
No entanto, mesmo que atuem da mesma maneira. Existem algumas sutis diferenças entre ambos os bancos.
Banco digital
Um banco digital é um tipo de instituição que não possui a opção de atendimento presencial, ou seja, sua plataforma de atendimento e serviços são 100% online, funcionando através de sites e aplicativos.
Bancos digitais e tradicionais possuem essa diferença. No banco digital, toda e qualquer necessidade que o cliente desse tipo de banco tiver, poderão ser resolvidas através do computador ou celular.
Os bancos digitais buscam facilitar a vida de seus clientes, além de buscarem formas de resolver problemas referentes a:
- Tarifas elevadas;
- Falta de transparência;
- Conflitos de interesses.
Banco tradicional
Diferente dos bancos digitais, os bancos tradicionais possuem inúmeras agências espalhadas por todo o país.
A agência física é liberada para inúmeros tipos de operações de atendimento, saque e muito mais.
Neste tipo de banco, qualquer tipo de operação a ser realizada se é necessário que o cliente vá até a estrutura física do banco para resolver.
No entanto, nem todos os bancos são assim. Até mesmo os bancos tradicionais estão adquirindo a modalidade virtual.
Sendo assim, bancos digitais e tradicionais podem ser os mesmos, através de agências físicas e aplicativos digitais do mesmo banco.
Como investir em bancos digitais e tradicionais?
Na hora de investir em bancos digitais e tradicionais não existe quase nenhuma diferença. A única e principal seria a forma como o investimento seria realizado, online ou virtual.
No entanto, mesmo no caso dos bancos tradicionais é possível realizar investimentos online, através dos aplicativos.
O investimento pode ser feito através de opções de investimentos oferecidas pelas agências.
Em alguns casos, existem bancos digitais que o cliente já está fazendo investimento com o simples ato de depositar na conta poupança.
Entenda quais desses tipos de bancos valem mais a pena
Muitas pessoas acreditam que os bancos digitais podem não ser de confiança, afinal, não possuem agência física para o registro de alguma ocorrência.
No entanto, atualmente esses bancos digitais e tradicionais têm crescido tanto que estão sendo considerados um dos modelos mais seguros de agências financeiras.
Por isso, para pessoas que não possuem tempo de ir até a agência física, enfrentar filas e entregar papeladas, a opção de agência digital pode valer mais a pena.
Entretanto, para quem ainda desconfia que bancos que funcionam online não possuem tanta segurança, os bancos digitais também valem a pena.
Além disso, atualmente praticamente todos os bancos adotaram o modo digital, mas as agências físicas continuam funcionando para atender ainda melhor seus clientes.