Aumento da Selic, como lidar e onde investir
Já não é segredo para mais ninguém que investe, quando ela sobe, todo o cenário muda. Vamos falar sobre o aumento da Selic anunciado ontem pelo Banco Central. Sendo assim, se quiser conferir os impactos e saber quais as formas de investimento mais rentáveis no momento, confira o texto a seguir.
Aumento da Selic, o que é isso?
O aumento da Selic colocou esta taxa no valor de 5,25% ao ano, anteriormente a mesma estava 4,25%. Mas antes de explicar o que isto representa, precisamos falar o que exatamente é a taxa Selic.
A taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Por isso, ela é uma base utilizada para saber quanto será cobrado em juros nos mais diversos setores, desde empréstimos até rendimento em renda fixa.
O Banco Central realizou um grande aumento na Selic ontem. Anteriormente esses saltos não chegaram a 1%, como ocorreu desta vez. Isso representa uma tentativa do BC de controlar a inflação.
Por fim, vale lembrar que a inflação está em alta no Brasil. Nos últimos 12 meses houve um aumento de cerca de 8,35%, o que coloca economistas e o mercado no geral em atenção.
Selic e investimentos
Com o aumento da Selic alguns investimentos em renda fixa se tornam mais atrativos, uma vez que tem seus índices atrelados a ela. Sendo assim, vale lembrar que a Selic puxa o aumento de outras taxas, como o CDI, que aumentou de 4,15% ao ano para 5.15% ao ano. Por isso, investimentos que se baseiam no CDI agora estão rendendo mais.
Porém, vale lembrar que mesmo que diversas aplicações e investimentos estejam rendendo mais, a inflação continua a subir. Como a inflação desvaloriza o seu dinheiro tornando todos os produtos mais caros, ela pode retirar parte do lucro de seus investimentos ou até mesmo zerar a rentabilidade.
Nós preparamos uma lista com alguns investimentos que são realmente rentáveis depois do aumento da Selic e que protegem seu dinheiro da inflação. Confira no próximo tópico.
Investimentos rentáveis com o aumento da Selic
Como dissemos anteriormente, o aumento da Selic resultou no aumento do CDI. Contas em bancos virtuais como o Nubank, Pagbank e Mercado Pago apresentam rendimento de 100% do CDI.
Porém, como no momento a inflação se encontra maior do que o CDI, a rentabilidade desses investimentos está negativa. Em outras palavras, o seu dinheiro está desvalorizando e você está perdendo dinheiro ao ficar aplicado nestes locais.
Por isso, o momento atual pede investimentos que superem a inflação. Uma boa escolha neste sentido são aplicações que tem como índice o IPCA. Vale lembrar que o IPCA se baseia no valor da inflação.
Por isso, se um investimento apresenta rendimento do IPCA mais uma certa porcentagem ao ano, ele estará protegendo seu dinheiro e te dando esta porcentagem de lucro!
Alguns exemplos são o Tesouro IPCA, CDBs ligadas ao IPCA e LCIs que também estejam relacionadas a este índice. Fique atento, é possível encontrar estes investimentos à sua disposição.