Consequências de ter o nome sujo, conheça algumas

Depois de 4 meses sem pagar uma dívida ou parcela o seu nome vai para o Serasa, SPC ou outros órgãos de proteção de crédito.  Porém este é só o começo, hoje vamos falar sobre as reais consequências de ter o nome sujo. Se quiser saber mais sobre o assunto continue a leitura

CPF Restrito

CPF restrito é o nome formal para o que a maioria das pessoas chama de nome sujo. Sendo assim, ao atrasar ou deixar de pagar uma dívida por 4 meses o seu nome entra em um banco de dados destinado a pessoas que não realizaram os pagamentos.

Isso pode causar alguns inconvenientes por toda a vida. É fato que após 5 anos a dívida caduca, ou seja, para de constar nestes bancos de dados. Porém, empresas de crédito e bancos ainda costumam consultar essas informações em bancos de dados próprios, aumentando o tempo das consequências de ter o nome sujo.

Score baixo

O Score é uma pontuação que existe para todas as pessoas, esta define o quão bom pagador você é. Sendo assim, atrasar o pagamento de uma conta em apenas alguns dias já irá resultar em uma das consequências de ter o nome sujo: uma queda do seu Score.

Ao mesmo tempo, deixar de pagar uma conta a ponto de sujar o seu nome ou até mesmo permitir que ela caduque tende a abaixar muito o seu Score. Desta forma as empresas que consultarem este seu dado terão uma imagem sua como mau pagador e tendem a não confiar muito crédito.

Empréstimo e cartão de crédito

A queda do Score nos leva diretamente para a próxima das consequências de ter o nome sujo, a dificuldade em conseguir empréstimos e cartões de crédito. É necessário ter em mente que todo banco e empresa de cartão de crédito irá consultar seu score antes de fornecer estes serviços. 

Por isso, se este estiver baixo você dificilmente terá acesso a estes benefícios, o que pode ser uma grande dificuldade em momentos de necessidade.

Crédito mais alto e com mais juros

Em um último caso você pode estar comemorando e pensar “Mesmo com o nome sujo consegui realizar um empréstimo”. Porém nem tudo é tão simples como parece e aqui pode haver mais uma das consequências de ter o nome sujo.

Empresas e bancos podem realmente conceder um empréstimo a quem está com o CPF restrito. No entanto, estas tendem a cobrar juros mais altos em diversos casos. 

Sendo assim, basta imaginar que estas empresas estão fazendo um empréstimo de risco, já que estão fornecendo dinheiro para alguém que não pagou dívidas anteriores.

Limitações no banco

Até mesmo a sua conta corrente pode sofrer com as diversas consequências de ter o nome sujo. O banco pode te impedir de usar o crédito especial em alguns casos, já que este também é uma forma de crédito.

Em situações mais extremas um banco pode não permitir que alguém abra uma conta em sua instituição. Afinal estas empresas também consultam o Score de todos que tentam abrir contas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.