Juros abusivos podem ser facilmente identificados

Juros abusivos podem ser encontrados em todos os lugares, no entanto, nem todos sabem identificá-los.

Para conseguir organizar a vida financeira de uma forma mais fácil, é importante saber identificar os juros abusivos existentes em todos os lugares. Se livrar deles pode ser mais fácil do que muitos pensam, basta procurar soluções e entender onde eles estão sendo aplicados.

O que são os juros abusivos?

Os Juros, em si, são considerados tipos de compensação financeira dada a um banco ou qualquer outra instituição financeira.

No entanto, esse juros não é dado de graça, é necessário que o cliente tenha recebido um empréstimo desse banco ou um financiamento.

Quando se trata de juros abusivos, ele também está incluso neste tipo de empréstimo de dinheiro.

Isso acontece quando as empresas e instituições financeiras se aproveitam do momento de vulnerabilidade do cliente e adicionam juros acima do permitido pelo BC (Banco Central).

O Juros abusivos irá depender bastante da modalidade de transação financeira realizada. Já que cada juros é aplicado de acordo com a situação.

Compare todas as taxas de juros

Cada tipo de juros possui sua taxa própria, assim como cada modalidade financeira possui suas próprias tarifas.

Exemplo, um empréstimo pode ser dividido em menos ou mais vezes que um financiamento. Neste caso, o financiamento terá taxas maiores ou menores com relação ao tempo de parcelamento do empréstimo.

Alguns dos valores das taxas de juros não abusivos podem ser encontrados facilmente no site do Banco Central.

Golpes com juros abusivos são feitos em todos os lugares, por diversos tipos de instituições financeiras. Por isso é importante ficar atento e realizar uma comparação de todas as taxas de juros que possam existir.

  • Cartão de crédito rotativo – Taxa máxima: 839,18%
  • Cartão de crédito parcelamento – Taxa máxima: 646,42%
  • Cheque especial – Taxa máxima: 225,25%
  • Crédito pessoal – Taxa máxima: 1.495,47%
  • Crédito consignado privado – Taxa máxima: 66,64%
  • Financiamento imobiliário – Taxa máxima: 11,36%

Onde os juros abusivos podem ser encontrados?

Os Juros abusivos podem ser encontrados em vários sistemas de usos do dia a dia. Alguns são de fácil identificação, no entanto, outros nem tanto.

De qualquer forma, qualquer pessoa está sujeita a cobrança ou pagamento de juros abusivos encontrados em:

  • Cartões de crédito;
  • Crédito consignado;
  • Crédito pessoal;
  • Todos os tipos de financiamento, principalmente de veículos;
  • Cheque especial;
  • Empréstimos.

Saiba como se livrar desse tipo de juros

Se livrar de juros abusivos pode parecer ser uma tarefa complicada, afinal, podemos encontrar taxa de juros em praticamente tudo que é comprado. No entanto, é possível sim se livrar de juros abusivos e melhorar as possibilidades financeiras.

Algumas dessas opções para se livrar desse tipo de juros é através da procura de portabilidade ou negociações com bancos.

Além disso, é importante sempre conhecer cada detalhe de um empréstimo, cartão de crédito ou portabilidade antes de assinar contratos.

Calcular as taxas de juros sobre cada parcela também é uma das opções de se livrar de golpes e juros que não deveriam ter sido aplicados.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.