Alívio? Preço da carne indica queda no Brasil
O IBGE divulgou dados animadores para os brasileiros. O preço da carne teve a maior queda em 15 meses. A baixa foi de 1,22% no preço médio do quilograma. A carne que mais teve redução no preço foi a picanha, com redução de 2%. A baixa é a maior desde novembro de 2021, quando as carnes tiveram um recuo de preço de 1,38%.
Por isso, os brasileiros podem sentir um alívio no bolso nos próximos meses, ainda que leve. Atualmente, o preço da carne tem tendência de estabilidade, já que vem em ritmo de queda desde 2021, após a reabertura comercial após a pandemia.
Preço da carne em queda
Dados do IBGE mostram que o preço da carne deu trégua em fevereiro desse ano. Com uma queda de 1,22%, a carne que mais teve queda de preços foi a picanha, com redução de 2,63%. Outras quedas maiores vieram do fígado (2,50%), da alcatra (2,50%), da capa de filé (2,37%) e costela (2,28%). Vale lembrar que o preço da picanha tomou o centro dos debates eleitorais no ano passado.
Segundo economistas, a queda aconteceu por conta do fechamento do mercado chinês à carne brasileira. Com isso, os produtores precisaram vender mais para o mercado interno, deixando o preço da carne menor. Contudo, o movimento não é esperado para o futuro. Isso porque a China já reabriu as fronteiras para a carne brasileira, o que pode reaquecer as vendas para o país asiático. Dessa forma, a expectativa é de manutenção dos atuais preços, com possibilidade de uma leve alta nos próximos meses.
Nos últimos 12 meses, o preço da carne caiu, em média, 1,63%. Antes dos dados de fevereiro, os preços apresentavam uma leve alta de 0,04%. A inflação do Brasil foi de quase 6% no mesmo período, impactado principalmente por outros alimentos. Nos últimos 12 meses, o segmento de alimentos e bebidas apresentou uma alta de 9,84%.
Preço da carne caiu com fechamento do mercado chinês. Foto: Reprodução
Como economizar nos alimentos?
O gasto com alimentação é o que toma a maior parte do dinheiro das famílias brasileiras, assim como a moradia. Por isso, economizar nesse segmento é muito importante para tentar fazer sobrar algum dinheiro no final do mês ou, ainda, fechar no zero a zero. Por isso, existem algumas dicas para economizar no preço da carne e também em outros produtos.
Começando pelo preço da carne, alguns supermercados costumam fazer promoções no final do mês, quando o volume de vendas é mais baixo. Por isso, é uma excelente oportunidade de economizar para as refeições do mês seguinte.
Além disso, é possível economizar em outros produtos ao fazer parte de programas de fidelidade dos supermercados. Nesses casos, o preço da carne, dos produtos de limpeza e demais segmentos tende a ser mais baixo em algumas promoções. Um cartão de crédito da rede de supermercados pode dar ainda mais descontos.
Outra dica interessante é fazer marmitas para a semana. Normalmente, é possível economizar muito ao ter o planejamento alimentar de toda a semana. Isso porque, além de comprar menos alimentos no supermercado, você usará menos gás de cozinha, que também segue caro.
O post Alívio? Preço da carne indica queda no Brasil apareceu primeiro em Brasil123.