Conheça os riscos de usar declaração preenchida do Imposto de Renda
Entre os muitos destaques do Imposto de Renda em 2023 está o incentivo ao uso da declaração pré-preenchida. A Receita Federal forneceu uma amostra que promete reduzir o desperdício de tempo e evitar erros dispendiosos. Por isso que hoje, nós vamos indicar os riscos de usar declaração pré-preenchida do Imposto de Renda.
Quais são as alterações das declarações pré-preenchidas do IR?
As declarações de IR pré-preenchidas não são novidade, pois já existem há algum tempo. No entanto, o modelo passou por algumas mudanças em 2023, como dar prioridade à restituição do imposto aos contribuintes que optarem por seguir esse caminho.
Por exemplo: o contribuinte que entregar a Declaração do Imposto de Renda pré-preenchida até 10 de maio terá garantida uma parcela da primeira rodada de restituição, que será distribuída no dia 31 de maio. Mas não se esqueça que este formato só é acessível aos cidadãos que possuem uma conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro.
Quais são os possíveis erros da declaração pré-preenchida do IR?
A versão mais recente inclui informações atuais sobre o patrimônio, receitas e despesas do contribuinte desde a última entrega da Declaração de Imposto de Renda. No entanto, especialistas alertam para possíveis erros na declaração pré-preenchida.
Os especialistas encontraram erros e dados ausentes no sistema da Receita Federal, tornando o formulário pré-preenchido uma armadilha para os contribuintes que não verificam suas informações. A ferramenta antes era restrita para pessoas jurídicas na declaração de IRPJ, mas agora também está disponível para pessoas físicas.
Informações necessárias para preencher um Formulário de Declaração de Imposto de Renda pré-preenchido
Além do que foi importado até 2022, a versão pré-preenchida também incluirá:
Informações sobre propriedades adquiridas. Segundo a Receita, a compra aparecerá como um novo item com uma descrição incluindo localização, vendedor e preço de compra;
Dinheiro doado, relatado por instituições financeiras;
Saldos em criptoativos, conforme informado por exchanges, negócios que facilitam a compra e venda de ativos digitais como bitcoin;
Saldos de contas correntes e fundos de investimento em 31 de dezembro de 2022, para ativos anteriormente divulgados no IR 2022;
Inclui quaisquer contas bancárias ou contas de investimento novas ou não divulgadas no IR 2022;
Rendimentos de reembolsos recebidos durante o ano de 2022.
Especialistas alertam para possíveis erros na declaração pré-preenchida – Reprodução AdobeStock
Quais os documentos necessários para a declaração do Imposto de Renda 2023?
Demonstrativos de renda;
Recibos de despesas médicas e educacionais;
Extratos de CPF dos dependentes;
Extratos de aplicações financeiras e extratos de pagamentos e recebimentos de juros;
Documentação de aquisição (documentos de título, nota fiscal etc.);
Comprovação de Dívida Contratada (Documentos Comprovativos de Contratação de Dívidas de Valor Superior a R$ 500.000,00);
No caso de uma pessoa ocupar um cargo ativo em uma empresa, a documentação relevante refletirá isso.
Resumindo: ao utilizar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, é extremamente importante que todos os dados sejam conferidos. Pois muitas vezes, pela rapidez de preenchimento, é possível que alguma informação esteja incorreta, e você poderá ter muitos problemas de inconsistências na sua declaração.
Fique atento!! Garanta o recebimento no 1º lote, encaminhando até o dia 10 de maio.
O post Conheça os riscos de usar declaração preenchida do Imposto de Renda apareceu primeiro em Brasil123.